[FUGSPBR] Certificado SSL por conta propria...

Johnny Johnny johnnyuba em hotmail.com
Qua Fev 5 10:15:35 BRST 2003

Os certificados podem ser criados manualmente ou utilizar a opção "make
certificate". A opcao "make certificate" oferece a possibilidade de se criar
três tipos de certificados: dummy,test, custom. Recomendamos a opcao custom,
onde você cria o certificado com os seus dados.

# make certificate TYPE=custom

Criando Certificados Manualmente

1. Criar a Key RSA para seu Apache Server

#openssl genrsa -des3 -out server.key 1024

2. Criar Certificate Signing Request (CSR) com a Key RSA

#openssl req -new -key server.key -out server.csr

-> Responder as especificações de acordo com os dados da sua empresa. O
parametro "Common Name (eg, YOUR name)" deve ser o nome do host que você
deseja criar o certificado.

3. Certificar o seu certificado através de uma Autoridade Certificadora
(Certificate Authority (CA)) -> Existem diversas entidades certificadoras na
Web, como a verisign e certsign. Abaixo vamos explicar como criar uma
Autoridade Certificadora.

4. Criar a Key RSA para o seu CA

# openssl genrsa -des3 -out ca.key 1024

5. Criar uma assinatura para a Key RSA do seu CA

# openssl req -new -x509 -days 365 -key ca.key -out ca.crt

6. Assinar o seu certificado com a Autoridade Certificadora que você criou.
-> O mod_ssl vem com um script (sign.sh) que automatiza esse processo, ele
esta no diretório pkg.contrib do pacote do mod_ssl

# ./sign.sh server.csr

Apos isso ele cria o arquivo server.crt que corresponde ao certificado
assinado pela entidade certificadora.

Como foi criado uma key do servidor com senha, para utilizar esse
certificado quando for iniciar o apache, vai ser necessário informar um
senha. Esse processo acaba impedindo a automatização da inicialização do
Apache. Para resolver esse problema, pode ser criado um certificado sem essa
senha.

# openssl rsa -in server.key -out server.key.nopass

Utilizando essa key "server.key.nopass" não vai ser necessário informar uma
senha para inicializar o apache.

Obs: Tome cuidado com a permissão dos seus certificados, principalmente com
esse certificado sem senha. Recomenda-se a permissão de leitura somente para
o owner.

# chmod 400 server.key.nopass