[FUGSPBR] Migrar Sendmail -> Qmail

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Qua Fev 5 12:24:58 BRST 2003

	Alias, nao sei se foi vc tambem que postou uma pergunta sobre isso
ha pouco: bloquear o envio de emails pra fora, ou de um usuario pra outro,
etc.

	Bom, acho interessante postar uma dica pra quem mexe em
scripts/programacao, usa sendmail e tem esse tipo de necessidade (os
demais acho que podem parar por aqui...).

	O sendmail pode usar um agente externo, que pode ser um shell ou
um programa qualquer, que pode entao te dar toda e qualquer autonomia
necessaria em relacao a emails enviados e/ou recebidos. Ja fizemos esse
tipo de coisa pra alguns clientes que queriam auditar todo o email da
empresa copiando tudo pra uma conta especifica, ou evitando o envio de
email externo para algumas contas, etc.

	Fizemos isso com o inflex (tem port e pacote pro FreeBSD). O
inflex se coloca como um agente antes do sendmail. Voce chama na verdade o
sendmail com um arquivo de configuracao proprio (que vem com o inflex) que
executa um script em shell antes de cada mensagem ser realmente tratada
pelo sendmail. O script na verdade tem a funcao de anti-virus e eh o que
usamos aqui e em diversos clientes e por acaso acabou nos dando essa
autonomia tambem em relacao ao controle de envio e recebimento, pois shell
esta mais no nosso sangue do que sendmail.

	O script do inflex poderia ser totalmente substituido por um
programa qualquer que fizesse apenas este controle, se bem que pra quem
nao usa um anti-virus ele eh tambem uma boa opcao.

	Enfim, acho essa uma alternativa boa pra quem ainda usa o
sendmail. Mais facil que aprender a programar o sendmail pra isso, pelo
menos praqueles que ja programam em shell ou outra coisa.

[ ]s,

Carlos E. G. Carvalho		OpenIT Soluções Tecnológicas
Consultor Unix/Internet		Tel. (21) 2517-6000
http://www.openit.com.br
http://www.myfrebsd.com.br