[FUGSPBR] Migrar Sendmail -> Qmail

Renato Botelho renato em galle.com.br
Qua Fev 5 12:35:13 BRST 2003

No sendmail eu consigo fazer isso, eh soh colocar umas regras no .cf, mas eu
estou descontente com o sendmail, talvez por falta de conhecimento para
melhora-lo, entao, iria migrar para postfix, mas nao consegui descobrir como
bloquear os mails nele, e me disseram que no qmail eu conseguiria fazer
isso, e que, alem do mais o qmail eh bem melhor que o sendmail, entao fiquei
animado para migrar de vez, estou comecandoa ler as documentacoes... se
alguem jah migrou de sendmail para qmail e tiver alguma dica sera bem
vinda...

Posso continuar usando o amavis+uvscan?

Para que o sendmail nao manda mails externos eh soh fazer isso

Altere o seu sendmail.cf

SLocal_check_rcpt
Scheck_rcpt
R$*                     $: $1 $| $>"Local_check_rcpt" $1
R$* $| $#$*             $#$2
R$* $| $*               $: $1 $| $>"Basic_check_rcpt" $1
R$* $| $#$*             $#$2
R$* $| $*               $: $1 $| $>"Protect" $1
R$* $| $#$*             $#$2
R$* $| $*               $@ $>"Restrict" $1

SRestrict
# get sender address and canonify it
R$*                             $: $1 $| $>3 $&f
R$* $| <>                       $@ OK           <> is always ok
R$* $| $={Internal} <@$=w.>     $: $1           luser em local.host?
R$* $| $={Internal}             $: $1           luser?
R$* $| $*                       $@ OK           someone else
R$*                             $: $>3 $1       check recipient
R$+<@$=w.>                      $@ OK           local? ok
R$+<@$+>                        $#error $@ 5.1.8 $: "551 sorry luser your
boss does not like you"

SProtect
# if the recipient is not internal they get the mail
R$+                             $: <@> $>3 $1
R<@> $={Internal}<@$=w.>        $: <$1@$2>
R<@> $={Internal}               $: <$1@$j>
# no internal alias
R<@>$+                          $@ OK
# check to see if the sender is local
R$*                             $: $>3 $&f
R$+<@$=w.>                      $@ OK
# empty sender: accept (RFC 1123)
R<@>                            $@ OK
R$+                             $#error $: 551 $&f not allowed to send to
recipient

SBasic_check_rcpt
# empty address?
R<>                     $#error $@ nouser $: "553 User address required"
R$@                     $#error $@ nouser $: "553 User address required"
# check for deferred delivery mode
R$*                     $: < $&{deliveryMode} > $1
R< d > $*               $@ deferred

[]s

Renato