[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] RES: [FUGSPBR] migração Sendmail para outra máquina

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Qua Fev 12 15:55:34 BRST 2003

	Pessoal, acho que eh desnecessaria essa agressividade e
intimidacao.  Ele esta na pratica perguntando sobre Sendmail e servidor
POP, coisas que tem muito mais a ver com FreeBSD do que servidores SMS,
equipamentos Lucent e outras tantas perguntas que sao trocadas na lista.

	Acho que cabe bom senso e respeito mutuo para que a lista construa
um ambiente saudavel de troca rica de informacao. Possivelmente ele sabe
que a lista do FreeBSD tem muitos caras bons e que poderiam ajuda-lo,
afinal quem resolve os problemas de Unix do mundo? Os caras de BSD...

	Em resposta a pergunta dele, apesar de nao conhecer o vpop3, eu
diria que a migracao seria algo muito simples e tranquilo de se fazer.
Procure no www.sendmail.org referencias sobre as possiveis variacoes de
arquivos e configuracoes entre as suas duas versoes e, se nao houver
ressalvas, diria que basta copiar os arquivos de config do sendmail entre
os diretorios /etc/mail das duas maquinas (cuidado com o sendmail.cf, esse
talvez valha comparar em detalhes).
	Os usuarios talvez funcionem sem problemas soh com a copia dos
arquivos shadow e passwd (melhor seria copiar apenas as partes dos
usuarios comuns de email, mantendo os do sistema que ja existirem no novo
sistema) e as contas pop serao as contas do sistema (imagino) a nao ser
que esse vpop3 faca algo incomum. Pode tentar usar o comando vipw nas duas
maquinas de modo que consiga copiar o conteudo entre os dois editores (se
nao souber vi talvez isso seja arriscado). O vipw vai abrir o passwd e em
seguida perguntar se quer editar tambem o shadow. Esse seria um meio de
migra-los, talvez ate salvando ali as informacoes em arquivos temporarios
para facilitar a copia.

	Enfim, eu nao teria problema em realizar a migracao, mas nao sou a
melhor pessoa para elucidar os detalhes pois nao os tenho de cabeca.

	Como rolou essa agressividade, porem, talvez a minha seja a unica
resposta...

Abracos,

Carlos E. G. Carvalho
http://www.openit.com.br