[FUGSPBR] qmail + vpopmail

fugspbr-admin em fugspbr.org fugspbr-admin em fugspbr.org
Qui Fev 13 09:04:08 BRST 2003

Ola Anonimo :-),

Seguinte, realmente eu nao conheco nenhum mecanismo de "expiracao" de conta com o vpopmail (talvez se procurar pela internet talvez ache algum patch mas acho dificil).

Mas se pensar o conceito e' muito simples :D

Voce pode fazer um ShellScript gravando qdo vc quer q expire cada conta e guardar em DB, depois executa uma vez por dia no cron um shellscript q le esta base e se estiver na hora de expirar alguem vc pode:

1) Deletar a conta
2) Dar um chmod 000 na conta do usuario
3) Usar algo como | echo "Conta desativada!"; exit 100; no .qmail dele
4) Usar o vmoduser

Segue abaixo as opcoes do vmoduser (vc pode por exemplo desabilitar o POP e o IMAP dele....)

vmoduser: usage: [options] email_addr or domain ( for the entire domain )
         -n ( don't rebuild the vpasswd.cdb file )
         -q quota ( set quota )
         -c comment (set the comment/gecos field )
         -e encrypted_passwd (set the password field )
         -C clear_text_passwd (set the password field )
the following options are bit flags in the gid int field
         -u ( set no dialup flag )
         -d ( set no password changing flag )
         -p ( set no pop access flag )
         -w ( set no web mail access flag )
         -i ( set no imap access flag )
         -b ( set bounce mail flag )
         -r ( set no external relay flag )
         -a ( grant qmailadmin administrator privileges)
         -0 ( set V_USER0 flag )
         -1 ( set V_USER1 flag )
         -2 ( set V_USER2 flag )
         -3 ( set V_USER3 flag )