[FUGSPBR] RAID

fugspbr-admin em fugspbr.org fugspbr-admin em fugspbr.org
Sex Fev 14 20:50:25 BRST 2003

Jean,

Nao sei informar se o Serial ATA funciona corretamente no 4.7, nunca
instalei nenhuma pessoalmente. Nao me lembro de nehuma mencao a
suporte SerialATA no 4.7, apenas no 5.0.

Em minha opniao, o ganho de performance pode compensar quando o teto
de performance superar os 150 Mbps. Atualmente a relacao
custo/beneficio e a disponibilidade de dispositivos ainda nao
apresentam uma opcao interessante.

Todavia a HighPoint afirma que suas controladoras SerialATA funcionam
no FreeBSD corretamente, por exemplo a RocketRaid 1520 ou a
RocketRaid 1540, respectivamente com dois e quatro canais SerialATA.
Em tese, deve funcionar sem incomodar. As controladoras RAID
paralelas da HPT costuma ter performance ainda melhor que as da
Promise, sendo superadas pelas da 3ware. A 3Ware tem controladoas com
ate 12 interfaces SerialATA ou ParallelATA.

> A configuracao de boot, permite criar um Array com apenas
> um HD, tanto que se tento criar sem nenhum, ele me informa

As controladoras que temos aqui nao permitem a criacao de arrays com
menos de dois discos. Talvez a implementacao da BIOS da controladora
permite a criacao do array mas nao opere corretamente desta forma. Em
suma, um bug de implementacao.

Vi uma situacao similar em resultado com uma SCSI RAID ZeroChannel
Adaptec 2100S. Dois discos SCSI conectados eram detectados pela
controladora, um array RAID 1 era criado corretamente e, entretanto,
nenhum sistema operacional podia ser instalado porque nenhum disco
era detectado. Nem FreeBSD, nem Linux, nem qualquer Windows. Alias
nem um disquete DOS achava um disco. Apos algum tempo verificamos que
os discos SCSI instalados eram do tipo LVD e que nao havia sido
instalado o terminador adequado. Nao eh exatamente o mesmo caso, mas
ilustra a minha dificuldade de entender um array com um unico disco.

Talvez seja uma situacao similar porque, confesso, ainda nao
visualizo como um array 0 pode ser implementado em apenas um disco. O
algoritimo de entrelacamento (interleaving) deveria enderecar duas
unidades fisicas em paralelo durante a formatacao que, por somente
uma estar disponivel, nao deveria ser concluida com exito, retornando
algum erro.

Ate mesmo porque nao vejo, pessoalmente, sentido ou vantagem em criar
um array 0 com apenas um disco. Desta forma nao eh obtida nenhuma
vantagem de desempenho. Lembre-se que ao acrescentar um segundo disco
para, entao, obter um ganho de performance os dados armazenados serao
inevitavelmente perdidos devido a necessidade de uma nova formatacao
das unidades de disco. Diferente do RAID 1 este procedimento, RAID 0,
nao permite preservar os dados armazenados.

> Onde eu posso mexer, para conseguir tratar essa controladora
> como uma 20276?

Na implementacao do ata(4). Diretamente nos fontes, o grande problema
eh
que so tendo uma controladora com este chipset para experimentar e
verificar
se a implementacao funciona.

> Qual o Chipset que a sua Dragon Utiliza?

A que temos aqui no laboratorio roda com o FastTrack 20276. O mesmo
para a Asus p4. A A7V-133 tem o FastTrack 20269.
Tambem ja utilizei as HighPoint com sucesso em outas instalacoes.

[]'s

Luiz Maia

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"