[FUGSPBR] [1/2-OFF] Detectando problemas na rede

Helio Alexandre Lopes Loureiro helio.loureiro em edb.ericsson.se
Qui Fev 27 17:12:34 BRT 2003

> Um laboratório que eu cuido, tem um server pentium 2 266mhz rodando
> FreeBSD 4.6.1 ( samba, gateway, firewall ) e funciona perfeitamente. O
> que tem ocorrido ultimamente é que ao ligar todas as máquinas do
> laboratório ( umas 50 ) a rede trava de tempos em tempos..... tenho
> percebido que os micros de uma determinada bancada ao serem ligados
> geram problemas na rede.

	Vc deve estar com problema na camada de enlace.  Pode ser:
1) Muitas máquinas no mesmo barramento - a solução é introduzir um
switch para segmentar a rede e diminuir o domínio de colisões.
2) Switch principal com problemas - só trocando.
3) Placa de rede defeituosa - só trocando.
4) Vírus do tipo slammer - usando um tcpdump vc poderá observar qual
host está gerando maior tráfego.   Dependendo de como estiverem as suas
regras de firewall, vc também vai poder verificar através dos logs dele.
--

Hélio Alexandre Lopes Loureiro [helio DOT loureiro AT edb DOT ericsson
DOT se]