[FUGSPBR] OFF-TOPIC - Gentoo

Magno K. Nardin 127.o.o.1 em bol.com.br
Qua Jan 1 15:14:08 BRST 2003

Em Qua 01 Jan 2003 12:13, Voloch escreveu:

> Estava lendo um artigo sobre o Gentoo Linux e achei que, claramente, os
> caras se inspiraram no BSD para fazer essa distro.

Amigo,

Para ficar "on topic" a conversa :-) Essa não é a primeira vez que o Linux
se inspira no BSD. Aliás, "open source" é isso. Todos se beneficiam do
melhor código.

O Slackware é claramente uma implementação da filosofia BSD no Linux - os
instaladores do sistema e dos pacotes, bem como o formato dos pacotes (tgz)
são parecidos.

O Linux surgiu em 1991, lançado pelo Linus Torvalds. O FreeBSD surgiu em
1992 e foi um furor (é só ver os livros que trazem um capítulo com história
da informática) e o Slackware veio, em seguida, em 1993.

Debian, Red Hat e SuSE eram sonhos nas cabeças de seus idealizadores
(estavam começando também) e não havia um padrão definido. Natural, então,
que o padrão adotado pelo Slackware fosse o do FreeBSD.

Agora, dizem que o Patrick Volkerding (acho que está correto o nome...
criador do Slackware) não aguenta mais e vai descontinuar o Slack e que a
distro que vai ficar com essa fatia de usuários é a Gentoo. Não acredito.
Em razão da origem do Slack, EMHO, quem vai ficar com os órfãos :-) são os
BSDs. Eu mesmo uso Linux há 5 anos (Slack 3.6 e Conectiva Red Hat Guarani
3.0) e quando conheci o FreeBSD 4.3 não senti muita dificuldade de
adaptação.

Por outro lado, a filosofia deste Gentoo é instalar tudo via rede.
Disponibilizam um CD de instalação e o resto você tem que esperar baixar
pela rede. Haja banda larga. Não é prático. Não dá para pegar um micro
qualquer, fazer a instalação básica, personalizar o que você precisar e por
o serviço para funcionar rapidinho. Isso é essencial e nisso o FreeBSD dá
de dez no Gentoo.

Sds.
--
Magno K. Nardin