RES: [FUGSPBR] [OFF] - Linux x Free

Renato Frederick frederick em lagonet.com.br
Qua Jan 15 11:15:22 BRST 2003

Hum. Vamos tambem comentar algo sobre a pilha tcp do free ser mais bem
escrita/enxuta que o do kernel do linux?

E que tal a estabilidade?

Ah sim esqueci também de falar da facilidade de implementação de
qualquer coisa relacionada a Internet.
Não precisamos decorar a sintaxe ipfwadm num kernel 2.0, ipchains no 2.2
e iptables no 2.4

Ah sim a gente pode usar ipchains no 2.4 mas tem que usar o ipfwadm pra
fazer outras coisas que o ipchains não faz e ai você tem decide migrar
pro iptables, mas as regras são totalmente diferentes e ai você tem que
reescrever tudo ops.. esqueceu uma regra e tua empresa para, ta usando
uma bridge? Aplica patch do kernel pra permitir que o linux 2.4 aceite
ip na bridge, mas se for o 2.2? Tem que ter o patch do kernel E o patch
do ipchains, e recompila kernel dali, recompila kernel e da um erro de
dependência e la vai você no make menuconfig de novo.

Ah eh, eu ainda tenho que baixar o ras-pppoe pra poder ativar meu link
adsl, mas eu tenho que baixar o programa, e recompilar de novo e make e
make install

Affffffffffffff

Já me embolei no meio do caminho hehe

Agora vamo ver no free

Instala, as regras ipf são as mesmas para diversas versões do free, o
ppp já suporta pppoe.
Migrou  do 4.5 pro 4.7? sem problema, o ipf continua o mesmo o ppp.conf
de um vai funcionar blza no outro.

Precisa de ajuda para os filtros? Procura no google, o camarada usando
ipf em outra versão vai funcionar na sua.

Bom, deixo aqui so um exemplo - meio exagerado talvez - mas é que eu me
stressei com o linux esse motivo aqui na empresa, ficava meu dia a
compilar programas novos, ok ok, no free eu também compilo, mas pelo
menos eu não tenho que compilar o software A, no meio da compilação ele
me fiz que falta o software B, e no meio do B eu tenho que pegar o
software C...
Isso qunado eu uso Slack. Se usar CL ainda tem esse PORRE de RPM que é
um inferno.
E quando o cliente tem um CL 5.0 e você precisa de um pacotinho pra ele,
já que o cara não instalou o GCC? A conectiva não disponibiliza o 5.0 no
FTP ou ele ta lotado, ai la vai você no www.rpmfind.net procurar um
rpm.. achou? Vai instalar.. o rpm eh pra outra versão e ai seu tempo
precioso ta sendo perdido.
Ta no free? Precisou instalar? /usr/ports/xxxx/xxx/ make install e
pronto :)

Foi mal se stressei tbm mas me empolguei, relembrei de alguns desgostos
com CL

Fui!

DROP