RES: [FUGSPBR] [OFF] - Linux x Free

Jorge Godoy godoy em metalab.unc.edu
Qua Jan 15 13:26:16 BRST 2003

"Vitor de Matos Carvalho" <vitor em softinfo.com.br> writes:

> Jorge você falou do instalador do Free, eu até concordo com você, porém se
> você for analisar, a maioria do pessoal que usa FreeBSD já usavam/usam
> Linux, então não acho que eles não econtrariam tanta dificuldades na hora da
> instalação a ponto de disistir, agora se for um pessoa que esteja vindo do 0
> (vindo do Windows), que nunca teve um contato com algum instalador Unix, ai
> sim, eh capaz mesmo dele desistir.

Hmmm... Não é muito o que tenho encontrado (este perfil de origem),
mas pode ser o que aconteça mais comumente aqui no grupo (eu confesso
que só o leio às vezes e muitas vezes há centenas de mensagens
acumuladas que eu simplesmente removo por falta de tempo...).

Já li reclamações aqui a respeito da larga adoção do Linux e da
confusão de software livre com Linux apenas, sem menção das
alternativas existentes a ele. A imprensa é exagerada... :-)
Entretanto, a popularidade é também devida à facilidade que um novato
tem de entender um novo SO. Se eu estou saindo do Windows (e.g. por
usar software pirata) e preciso instalar algo novo e configurar para a
empresa. O que vou tentar? Free e Linux. O que vou conseguir instalar
mais facilmente? (Depende, obviamente, do que li antes --- como
deveria acontecer sempre ;-) --- e do meu background, mas, lembre-se
que vim do Windows!) Provavelmente o Linux.

Aprender um novo SO já é problemático principalmente pela mudança de
paradigmas. Aprender dois novos SOs é pior ainda. Numa mudança como
esta, o Linux sai em vantagem pela maior(?) base de usuários aqui no
Brasil e pela maior atenção dada a ele pela mídia. Todos os meses
temos CDs de Linux em revistas a R$12,00, mas não temos nenhuma de
FreeBSD, OpenBSD ou NetBSD.

Vindo de um background Windows, você arriscaria colocar a empresa toda
em um SO que não tem tanta visibilidade e que já lhe deu uma surra
para instalar? Ou arriscaria um que foi tranqüilo para instalar em um
servidor (nada de winmodem, nada ou o mínimo on-board, etc. --- o que
causaria problemas nos dois SOs) e que tem notícias em revistas
"especializadas" (*cof* *cof*) e uma comunidade aparentemente maior?

Esse é um ponto onde o Linux AINDA leva vantagem.

Uma vez usando Linux, o cara resolve o problema de software pirata e
continua com ele. ("Tá funcionando? Então não mexa!", lembra?) Se ele
tivesse instalado o Free e aprendido a usá-lo primeiro, duvido que
mudaria também...

Para eu colocar um FreeBSD em clientes tenho que mostrar que há outras
pessoas capazes de atendê-lo caso haja algum problema comigo ou minha
empresa, por exemplo (vai que o cara não gostou da minha
cara...). Para o Linux isso já é bem mais fácil! Ainda que a mudança
seja praticamente a mesma: Windows para um mundo Unix.

Para mudar isto, mais coisas deveriam acontecer: mais documentação em
português (sei que há muita, e o idioma não é barreira para mim), mais
empresas anunciando, mais barulho na mídia (marketin vende até
geladeira para esquimó!), mais organização por parte da comunidade.

Publico artigos genéricos, mas a maioria das solicitações de temas vem
da comunidade Linux (e acabam direcionando alguns artigos genéricos
para ela devido à mídia, mas sempre dou um jeitinho ou outro de citar
o FreeBSD ou a BSDL ;-)).

Tenho algumas idéias quanto a documentação para o Free --- até
conversei com o Nik Clayton fo projeto de documentação do Free sobre
algumas há algum tempo atrás, mas era menos experiente --- e coisas de
interesse para ele. O que deve ser feito é algo como um repositório de
documentos como a TLDP --- isto está sendo providenciado em outras
instâncias e discutido entre o staff da TLDP --- para as receitas,
dicas e procedimentos do FreeBSD.

Vários de nós administramos ou temos acesso a sites onde poderíamos
colocar um repositório de documentos. Seria uma questão de união para
formar uma fonte de referência nacional. Deve-se evitar panelinhas,
óbvio, de modo a tornar o site acessível a todos (tanto para submissão
de documentos quanto para a consulta; a panelinha ocorre mais na
submissão).

Acho que já falei demais :-)

> Me tira uma dúvida, quanto ao apt, ele baixa só os binários ou ele
> baixa o src todo?

Você pode fazer os dois.

apt-get install --> baixa e instala os binários e dependências (use -d
                    só para baixar)

apt-get source  --> baixa e instala os fontes (use -d só para baixar)

> No Linux como você faz para atualizar uma versão - Conectiva 8.0 para o
> 8.1?? O que você diria no FreeBSD o make world ; make kernel??

apt-get dist-upgrade

ou, dependendo do número e de onde foram as mudanças

apt-get upgrade.

O primeiro comando é mais radical :-)

Por padrão o kernel não é atualizado a menos que necessário --- e
mesmo assim, as configurações para que ele boote não são colocadas
automaticamente para que o sistema continue funcionando (ou seja, são
mantidos os dois kernels: novo e velho).

Sua base precisa estar atualizada: apt-get update  (mais ou menos como
escolher a branch correta no CVS do Free :-))

As versões e repositórios (podes baixar de mais de um e podes,
inclusive, ter um repositório particular para a empresa ou para cada
cliente) são configuradas em /etc/apt/sources.list  --- usa-se chaves
GPG nos repositórios e pacotes para garantir sua integridade (se
necessário).

MAS, isto é off-topic aqui :-)

--
Godoy.     <godoy em metalab.unc.edu>