[FUGSPBR] lpd - Error on open (File exists)

Leonardo Martins lmartins em sspj.go.gov.br
Sex Jan 17 12:37:08 BRST 2003

Marcos Tischer Vallim wrote:
> 	Poderia enviar uma conf de impressora do seu printcap??

WLSSP024:\
         :lp=/dev/null:\
         :sd=/var/spool/lpd/WLSSP024:\
         :af=/var/spool/lpd/WLSSP024/acct:\
         :mx#0:\
         :if=/usr/local/bin/smbprint:\
         :sh:

rfA033nome_do_host é um exemplo de nome de arquivo gerado no diretório
de spool. Entretanto, esse nome é gerado pelo MEU lpd, pois
"nome_do_host" é uma entrada no meu /etc/hosts, e não o `hostname` lá do
mainframe. Na função readjob() do arquivo recvjob.c ele forma o nome
desse arquivo, como segue abaixo:

strlcpy(cp + 6, from_host, sizeof(line) + (site_t)(line - cp - 6));

A variável from_host é preenchida no lpd.c, quando o host é autenticado
no /etc/hosts.lpd. Notem que o "cp + 6", que é o byte onde ele vai colar
o nome do host é justamente onde ele enfia :-) o "rfA033" que é um nome,
supostamente aleatório, onde nas minhas observações, ele varia a
primeira letra (d, t, r) e o número (sufixo). A questão que fica é: é
padrão do lpd reservar esses 6 bytes para que o host originador
preencha, ou ele mesmo (o lpd) gera esse prefixo? Acredito que seja a
segunda alternativa, pois (ainda) não verifiquei todo o código do lpd.
Se isso se confirmar, temos que o transtorno é causado pelo próprio lpd,
e não pelo mainframe, mas........... o lpd existe desde a era cenozóica
e não é possível que ainda não tivesse encontrado esse bug. Insisto que
o lpd não informa sobre erros de impressão e alguns arquivos permanecem
no diretório do spool.

Leonardo