[FUGSPBR] IPFW só pega pacote num sentido.

Vini vini em veloxmail.com.br
Qua Jan 22 14:14:25 BRST 2003

Oi pessoal,

Por acaso alguem já teve um problema com o ipfw do freebsd (4.3, 4.4,
4.5, 4.6), que ele pega o pacote somente numa direção, ou seja se pega
in não pega out e vice versa.

Eu estou tendo esse problema num freebsd com ta funcionando como bridge,
com duas placas de rede, e por default dele deixa passar todos os
pacotes, só uso para limitar banda por ip com ipfw+dummynet.

Por exemplo:

ipfw add 100 count tcp from any to any in via xl0
ipfw add 200 count tcp from any to any out via xl0

nesse caso o trafego só foi pego na segunda regra, ou seja na saída.

ipfw add 100 count tcp from any to any out via xl0
ipfw add 200 count tcp from any to any out via xl1

nesse caso eu consegui pegar o trafego nos dois sentidos, mas tive que
pegar a saida dos dois lados, já que a saída de um lado é entrada do
outro, o resultado foi o mesmo, mas não consegui entender o por que
disso ter acontecido, pois antes isso funcionava normalmente, eu até
recompilei o kernel e não adiantou nada.

Isso aconteceu com alguns freebsd funcioando como bridge, e eu só
consegui resolver reinstalando tudo, é frustrante né, mas não tive saída
por que precisava disso.

Qualquer dica será bem vinda.

Até mais
Obrigado