[FUGSPBR] Pacotes NetBios

Bathun Ramazzot alt13n em ieg.com.br
Qui Jan 23 15:08:11 BRST 2003

se voce tem samba , sua rede tem bcasts de netbios... e para
diminui-los, vc pode fazer varias coisas:
-desinstalar o compartilhamento de arquivos das maquinas que nao tem
nada compartilhado ( isso é um grande erro cometido por muita gente)
-criar um arquivo lmhosts nas maquinas, isso diminui muito o numero de
requisições... (isso é muito ruim no caso de sua rede viver mudando... a
cada vez que vc muda um nome ou IP de maquina, teria que atualizar todas
as maquinas

-além disso, vc pode transformar seu samba num controlador de dominio,
diminuindo os anuncios de login
- se vc tiver um controlador de dominio, vc pode fazer um script de
logon que atualize seu LMHOSTS...

-além dos bcasts netbios, existem os bcasts ARP, que também aparecem
bastante... para diminuir esses, vc pode colocar entradas ARP estáticas
( através do script de logon)... mas isso é mais perigoso do que o
LMHOSTS, já que sempre que trocar a placa de rede de qualquer
computador, terá que atualizar todas as maquinas...

essas sao as soluções que encontrei aqui na minha rede, mas aqui os
micros quase NUNCA mudam de nome, ip e outras coisas... o DHCP distribui
IPs fixos para cada MAC especifico... se vc usar ips dimamicos, esqueça
o ARP e o LMHOSTS... :(

qualquer duvida, só me dar um tok

um abraço
Fabio