[FUGSPBR] Modem US Robotics (isa) no FreeBSD 5.0-RELEASE

Leonardo Martins lmartins em sspj.go.gov.br
Ter Jan 28 07:51:46 BRST 2003

Luís Vitório Cargnini wrote:
> Opa voltei cara só uma coisa qual o nome da tua iso baixei a do link do
> ftp.br4.freebsd.org
> e o nome do meu cd esta minidist porem baixei a iso do disk1 e tenho somente
> 575 de CD ocupado isso e normal ???? ou a imagem gerada estava errada ????
> http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/kernelconfig-confi
> g.html

Luís,
A informação relacionada às portas seriais no handbook é para a branch
4.x. No 5.0-RELEASE, você apenas define um device sio e pronto. O
restante fica por conta do /boot/device.hints.

     # Serial (COM) ports
     device          sio0     at isa? port IO_COM1 flags 0x10 irq 4
     device          sio1     at isa? port IO_COM2 irq 3
     device          sio2     at isa? disable port IO_COM3 irq 5
     device          sio3     at isa? disable port IO_COM4 irq 9

Nesse exemplo acima (para 4.x) vc deve retirar o "disable" para a sio2,
e tudo funcionará perfeitamente. Entretanto, para 5.0-RELEASE, vc deve
adicionar:

device sio

no arquivo de configuração do kernel e no arquivo /boot/device.hints,
comente ou apague a linha

hint.sio.2.disabled="1"

O que está acontecendo com as placas USR isa é que o ACPI tenta
gerenciar os dispositivos encontrados na máquina. Se vc perceber no
dmesg, vai ver que tanto a sio0 quanto a sio1 são alocadas na acpi0, mas
a sio2 (onde está o modem) não. Como a própria man page do acpi (man
acpi) informa, é tudo experimental ainda e muitos bugs estão para
aparecer. Para desabilitar o ACPI, adicione a linha

hint.acpi.0.disabled="1"

ao arquivo /boot/device.hints. Na minha placa-mãe em especial, o modem
passou a ser enxergado normalmente, mas algumas mensagens estranhas
relacionadas a PnP apareceram na inicialização. Entretanto, até onde eu
sei, nenhum dispositivo foi afetado. Até a placa de som está
funcionando, porém, não perfeitamente, pois os devices-pcm "bass" e
"treble" não são reconhecidos pelo comando mixer.

Acredito que tudo isso seja um bug NORMAL para um kernel tão novo e
repleto de novidades como o FreeBSD 5.0. Informarei esse problema ao
pessoal do FreeBSD via send-pr.

Um abraço
Leonardo