[FUGSPBR] migrar Exchange Server para Courier Imap

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Ter Jan 28 15:06:54 BRST 2003

Alexandre V. dos Santos wrote:
> Alguém saberia de algum tutorial para migrar as contas de um servidor
> windows 2000 rodando exchange para um FreeBSD rodando courier-imap?

Estamos trabalhando nisso aqui, de exchange 5.5 para LDAP+Courier+Postfix,
posso te adiantar que não é nada óbvio.. inclusive vamos instalar um
servidor agora a tarde. Bom, algumas dicas que eu peguei nas listas por
aí foram:
- Coloque no papel as features que vc vai precisar neste novo servidor,
coisas do tipo: ferramentas de manutenção, quotas, webmail, mailing
lists, SSL, etc, pra vc não ser pego de surpresa por algo que faltou
depois de ter migrado;
- Usar o exchange administrator para fazer um dump dos usuários em um
arquivo .cvs;
- Usar um programa chamado imapcopy para copiar as mailboxes:
http://home.arcor.de/armin.diehl/imapcopy/imapcopy.html
- Use um ambiente de testes para fazer isso, pegue um backup do seu
exchange, restore em outro servidor e faça o moído;
- Faça muitos testes. Na hora da migração 'na real' faça uns 2 ou 3
backups do seu exchange. Faça mais testes.

Estamos correndo atrás disso aqui, principalmente do LDAP, que faz vc se
sentir um pouco desanimado, mas depois que pega vai longe :-)
Se conseguirmos essa façanha aqui prometo escrever um tutorial :-)

Se quiser entre em contato em pvt.
[]'s
--

| Alexandre Vasconcelos |