[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] multihoming (rotear baseado no serviço - QoS)

Leonardo B. Cuquejo leo em magicwebdesign.com.br
Qua Jan 29 08:44:12 BRST 2003

Bem eu tenho rodando aqui openbsd com source routing funcionando
perfeitamente, e o  sistema nao eh nem um pouco instavel, aqui funciona
perfeitamente. No comeco tive alguns problemas mais depois foram todos
resolvidos.
Sobre ele ter que evoluir na parte de roteamento... acredito que a parte
de roteamento esta mais evoluida que a do freebsd, que nao tem nenhuma
opcao pra fazer source routing...Disseram que no ipfw2 iria ter, mas foi
so uma doce ilusao.

Por enquanto so vi funcionar source routing em openbsd e linux. Freebsd
so eh possivel usando gambiarras, ouvi falar que o zebra faz isso mas
nunca vi um caso de sucesso.

----- Original Message -----
From: "Anderson Montenegro dos Santos" <amsnetbr em yahoo.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, January 28, 2003 9:53 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] multihoming (rotear baseado no serviço - QoS)

:
:   Ha uns meses atras eu e o Diego estavamos comentando
: isso. O openbsd e um sistema operacional muito bom mas
: tem que evoluir bastante na parte de Roteamento
: avançado e multiprocessamento.O diego tinha um projeto
: parecido com de vcs e teve que optar pelo linux com
: iproute2.
:
:  --- Hélio Alexandre Lopes Loureiro
: <helio em loureiro.eng.br> escreveu: > > > Tenho dois
: links internet (cada um com seu
: > espaço de endereços IP) e
: > > > gostaria de rotear o tráfego apenas de saida
: > baseado no serviço.
: > > > Por hora não estou preocupado em loadbalancing
: > ou redundância de link
: >
: > Ué... minha mensagem ficou pelo caminho???  Bom,
: > tudo bem.  O que eu
: > havia dito era que eu passei por situação semelhante
: > com um cliente a
: > pouco tempo, mas eu também tinha ainda o problema de
: > dois links de
: > origem.  Para solucionar, tentei primeiramente o
: > OpenBSD com as opções
: > de source-routing.  Infelizmente ele se mostrou
: > muito instável em
: > relação as regras de roteamento no packet filter.
: > Após consultar a
: > lista no benzedrix (oficial do pf), acabei optando
: > pelo Linux com o
: > iproute2.  No Linux, a configuração foi simples e
: > rápida (~ 10 minutos)
: > e atendeu perfeitamente a necessidade de
: > configuração da rede.  O lado
: > ruim foi reescrever o firewal em netfilter: ficou
: > umas 10 vezes maior
: > que no pf...
: >
: > --