[FUGSPBR] Controle de SPAM local

Patrick Tracanelli eksffa em FreeBSDBrasil.com.br
Sex Jul 4 10:06:36 BRT 2003

--------- Mensagem Original --------
De: "Mário Augusto Cardia" <mario em cardia.com.br>
Para: "fugspbr em fugspbr.org" <fugspbr em fugspbr.org>
Assunto: [FUGSPBR] Controle de SPAM local
Data: 04/07/03 14:26

Isso acontece quando eu mando e-mail com o from e o to contendo um dominio
local:

MAIL FROM:
RCPT TO:

Existe alguma forma para que mesmo que seja um dominio local, o qmail
verifique se o RELAY está aberto ou fechado?

----

Oi :)

Hmm, não sei se eu não entendi, mas a coisa ta meio estranha. RELAY é quando
você fala "servidor, vai la e entrega pra esse cara, que não é local seu", e
não quando você fala "servidor, recebe isso que é seu". Sei la, como você
vai controlar isso? Quer dizer, tem certeza que você realmente quer? Vai
controlar toda e qualquer origem de e-mail? Por exemplo, se eu for te mandar
um e-mail, você vai ter que me ter previamente cadastro, certo? Se for isso,
tem jeito, mas não é mais negócio controlar num firewall, evitando assim que
seja utilizando recursos do sistema (smtpd ouvindo uma conexao que não vai
se concluir...)?

Ou você ta confundindo algum ponto da função do SMTP? Eu sou um servidor,
digamos, smtp.provedordaslaranjinhasdonoroeste.com.br, uma cidade qualquer
no interior de um desses estados do país. Um provedor correto, sem relay,
sem incidente de SPAM, tudo bunitinho (dns reverso inclusive). Um usuario
meu quer mandar e-mail pra um seu, eu me conecto no seu smtp, rcpt to:
voce em seudominio, mail from: usuario em provedordaslaranjinhasdonoroeste.com.br,
e dai da RELAY DENIED?? Eu não to tentando "fazer relay", to entregando o
treco "tó, é seu, eu vi no registro MX do DNS que isso é seu, se vira!" é
esse o comportamento.

Ou você espera saber previamente que um dia, um unico usuario das
laranjinhas do noroeste vai mandar e-mail pra você? Tipo um servidor SMTP
apenas pra origens confiáveis e previamente conhecidas? Nesse caso vai de
firewall...

Tem algumas soluções tipo o projeto TrustIC, http://www.trustic.com/ que
mantém ambas, listas de bloqueio (RBL) e lista de TRUSTED SERVERS, você pode
se registrar la e usar isso como política, é bem interessante, os servidores
confiaveis vão ganhando pontos por indicações e recomendações, e etc, etc...

Mas sei lá. Seria uma maravilha se funcionasse... mas quem vai recomendar o
laranjinhas do noroeste, se o dono do provedor não souber? Acho que o e-mail
não vai ser entregue (e nem era SPAM
hehe).