[FUGSPBR] NAT + shaper

Rafael Marconi rmmarconi em uol.com.br
Qua Jul 9 10:31:14 BRT 2003

certo, gosto muito do ipfw tb, mas tenho alguns problemas

com o linux, tenho a possibilidade de fazer um controle dinamico, usando htb
+ sfq dai
tenho um router principal e outros 40 routers menores, com banda de ateh
512,e e em casa router desses, uns 30 clientes
limito a banda do router entre 100 e 512 K e o sfq faz a divisao entre os
clientes.

com o linux posso usar h323 contract, e ai meus cliente podem usar
netmeeting e cia

infelizmente naum encontrei nada tao facil qt linux 2.4.21
soh falta resolver uma coisa
sei que posso fazer no apache mesmo, mas existe como fazer isso em pf ou
ipfw, limitar a banda por vhost??
tipo
a banda para www.teste.com.br sera de 128k e para www.teste2.com.br sera de
512K, sendo que os dois estao no mesmo ip???

----- Original Message -----
From: "Renato Frederick" <frederick em frederick.com.br>
To: "'Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD'" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Wednesday, July 09, 2003 8:23 AM
Subject: RES: [FUGSPBR] NAT + shaper

Concordo com o Giovanni, o ipfw + dummynet resolveu meus problemas tbm.

Aproveitando, você pode rodar em uma bridge, daí ficaria de modo
transparente para sua rede o controle de trafego, não necessitando
alterar valores de gateway, subnets.

Não querendo flames, mas ipfw + dummynet numa bridge freebsd funciona
100000x melhor que o linux..

:)

qq duvida manda um email