Elo mais fraco [era Re: [FUGSPBR] IPFW (Finger print do nmap)]]

Cesar Cardoso cesar em openit.com.br
Qua Jul 9 15:48:13 BRT 2003

Em Qua, 2003-07-09 às 15:28, Patrick Tracanelli escreveu:

> Pra isso tem-se todas as outras providencias, obviamente ja tomadas, mas
> que nenhuma delas evitaria a teimosia do curioso.

(Discutindo pontos de vista, apesar do MC Patrick não gostar, porque
IMVHO não se faz política de segurança sem uma visão política do que se
quer segurar.)
((Argh. Usei o termo política duas vezes na mesma frase.))

O grande problema é justamente esse: a teimosia do curioso. E não estou
falando apenas do cracker, mas também do usuário tosco.

Do que adianta esconder seu SO, botar um firewall bastardo do inferno
etc etc etc se alguém vai lá, faz um pouco de engenharia social, ilude
um usuário desavisado e coloca um cavalo de Tróia dentro da sua rede?
De que adiantou a Linha Maginot se os alemães invadiram pelo Benelux?
Do que adianta você comprar aqueles firewalls caríssimos da Check Point,
fazer cluster de email etc se está todo mundo usando aquele sistema
promíscuo do Windows 98?

Honestamente, ando mais preocupado com os 'progressos' da engenharia
social.
--
---
Cesar Cardoso - Suporte Unix, OpenIT (http://www.openit.com.br)