Elo mais fraco [era Re: [FUGSPBR] IPFW (Finger print do nmap)]]

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Jul 9 16:45:57 BRT 2003

Cesar Cardoso <cesar em openit.com.br> writes:

> O grande problema é justamente esse: a teimosia do curioso. E não estou
> falando apenas do cracker, mas também do usuário tosco.

 O ponto era ate onde vc conseguiria diferenciar um do outro, o "tosco"
 sempre cria linhas engracadas no log.

 O foco sempre eh no profissional e nao no "cracker" de fim-de-semana.

> Do que adianta esconder seu SO, botar um firewall bastardo do inferno
> etc etc etc se alguém vai lá, faz um pouco de engenharia social, ilude
> um usuário desavisado e coloca um cavalo de Tróia dentro da sua rede?
> De que adiantou a Linha Maginot se os alemães invadiram pelo Benelux?
> Do que adianta você comprar aqueles firewalls caríssimos da Check Point,
> fazer cluster de email etc se está todo mundo usando aquele sistema
> promíscuo do Windows 98?

 Muito provavelmente pq os Alemaes usaram a cabeca, o que muitos nao
 fazem.

 Engenharia social eh um dos problemas, mas vejo de forma diferente. Ja
 que a exposicao e contestacao de "arquiteturas" ainda eh a melhor forma
 de precaucao.

> Honestamente, ando mais preocupado com os 'progressos' da engenharia
> social.

 Vou tomar a liberdade de fazer uma modificacao... Eu ando preocupado
 com o 'desleixo' de muitos profissionais. :)

 Acho engracado qdo as pessoas perguntam o qto de seguranca eh o
 suficiente e se esquecem de contabilizar os dados possiveis.

P.S.: Prometo fazer meu dever de casa e dar uma lida sobre esse evento
      da segunda guerra, eu sei muito superficialmente.

--
gustavo