[FUGSPBR] Re: Raid IDE

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Sex Jul 18 10:29:35 BRT 2003

Bom dia Vini,

Nao ha necessidade de nenhum driver no caso de  RAID em controladoras
baseadas em hardware previamente suportadas pelo FreeBSD. Nem mesmo
com controladoras RAID SCSI Adaptec ou Mylex ou HP. Ate onde me
recordo a grande maioria destas controladoras eh diretamente
suportada no kernel GENERIC. Consulte a lista de compatibilidade de
hardware para verificar se a controladora desejada eh suportada.
Todavia, algumas controladoras como as Adaptec apresentam aplicativos
de monitoracao e controle que funcionam em sistemas FreeBSD, mas nao
necessitam de nenhum driver adicional no kernel.

Adicionalmente controladoras on-board podem apresentar problemas de
deteccao. Alguns anos atras observamos um problema com um HP
NetServer com barramento VLB e controladora Adaptec RAID VLB
instalada no slot 11. A especificacao VLB admite apenas 10 slots. A
controladora era suportada, mas nao era localizada no probe porque
estava instalada em um slot nao padornizado no barramento VLB. Apos
instalar o sistema em outra controladora foi possivel compilar um
kernel para localizar a controladora.

Jah utilizei o Vinum para montar RAID atraves de software mas, com a
queda dos custos, em minha opiniao pessoal, nao vale a pena o esforco
necessario. Principalmente se for necessaria total redundancia.

Caso sua controladora seja uma Promise, durante a deteccao dos
dispositvos IDE pressione CONTROL+F, se for uma HighPoint pressione
CONTROL+H e, no caso de uma Adaptec, pressione CONTROL+A. Este
procedimento oferece acesso a BIOS da controladora e eh nesta BIOS
que sao criados os dispositivos logicos RAID que o sistema
operacional irah detectar e utilizar.

No caso de controladoras RAID IDE nao realizamos nenhum teste de
redundancia a quente, devido a falta de dispositivos hot-swapp. Nao
obstante, em sistemas RAID construidos com dispositivos SCSI
removemos e inserimos discos a quente diversas vezes sem problemas
com diversas controladoras.

Uma opcao interessante eh um case 2 X  5,25" onde podem ser
instalados 3 discos SCSI SCA de 3,5" em baias hot-swapp. Basta
acrescentar uma controladora RAID. Nao me recordo, agora, de onde
adquiri este backplane, mas foi em Sao Paulo. Nao deve ser dificil de
encontrar, mas se for necessario posso localizar a nota fiscal e
repassar a informacao.

[]'s

Luiz Maia

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"