[FUGSPBR] Re: Raid IDE

Vini vini em veloxmail.com.br
Seg Jul 28 16:27:15 BRT 2003

Oi Luiz, tudo bem?

Um pouco atrasado mas to aqui, pra continuar a conversa sobre RAID.

> Nao ha necessidade de nenhum driver no caso de  RAID em controladoras
> baseadas em hardware previamente suportadas pelo FreeBSD. Nem mesmo
> com controladoras RAID SCSI Adaptec ou Mylex ou HP. Ate onde me
> recordo a grande maioria destas controladoras eh diretamente
> suportada no kernel GENERIC. Consulte a lista de compatibilidade de
> hardware para verificar se a controladora desejada eh suportada.
> Todavia, algumas controladoras como as Adaptec apresentam aplicativos
> de monitoracao e controle que funcionam em sistemas FreeBSD, mas nao
> necessitam de nenhum driver adicional no kernel.

Eu tenho aqui uma HighPoint HPT372, onboard em um placa mãe Abit
KX7333R, meu FreeBSD 4.8, enxerga ela como uma IDE normal, não entende
que tem um RAID, e tb não muda o nome do dispositivo de ad para da.

Eu fiz uns testes pra ver se a redundância funciona mesmo, montei o RAID
1 e puxei o cabo de força do HD master, eee nada, ele apitou, apitou e
depois não consegui mais acessar o disco, um detalhe legal é que nesse
tempo eu estava fazendo um tar bem grande justamente pra ver como ele se
comportaria.

Então fui no site do HighPoint e procurei sobre FreeBSD, eles tem um
driver lá, e um aplicativo de monitoramento, o aplicativo de
monitoramento nem faz diferença mesmo, mas o driver, fez toda a
diferença, não tenho certeza mais, mas acho que carreguei ele no boot
loader.

Então passei a poder ver status, e passar parâmetros para a controladora
via sysctl, e tb achei que ficou mais rápido (mas não sei se foi mesmo
ou se era coisa da minha cabeça). Mas tudo bem.

Ai eu fui novamente testar o meu RAID 1, então mandei ele fazer um tar
de uns arquivos grandes e no meio de tudo, desliguei o HD master, e,,,
ele apitou, apitou, colocou umas mensagens na tela, e pronto, não fez
diferença, continuou fazendo o tar, ai tentei dar um boot, mas ele não
da boot se estiver faltando um HD do array, a não ser que vc quebre o RAID.

Então eu peguei o disco coloquei em outro computador apaguei as
partições, e depois coloquei ele de volta lá, e pronto ele deu o boot na
boa, e quando carregou o driver, começou a reconstruir o array.

Vale lembrar que como o RAID é feito por hardware, ele estava
funcionando certinho, e a informação estava duplicada, só que se um HD
parasse meu servidor pararia também, até que fosse feita uma
intervenção. (O RAID não deixou de funcionar por que não tinha o driver)

> Jah utilizei o Vinum para montar RAID atraves de software mas, com a
> queda dos custos, em minha opiniao pessoal, nao vale a pena o esforco
> necessario. Principalmente se for necessaria total redundancia.

Por que diz que não vale apena, é complicado demais? e o resultado não é
satisfatório? consome muita CPU?

Quais outras opções de RAID por software nós temos no FreeBSD?

> No caso de controladoras RAID IDE nao realizamos nenhum teste de
> redundancia a quente, devido a falta de dispositivos hot-swapp. Nao
> obstante, em sistemas RAID construidos com dispositivos SCSI
> removemos e inserimos discos a quente diversas vezes sem problemas
> com diversas controladoras.

Bom esses testes eu fiz como disse acima, e só deu certo com o driver
"certo".

Quando vc testou com discos SCSI, vc tinha um interface hot swap?
Ou agente pode ligar os discos SCSI a quente?

Eu achei estranho que no manual da HighPoint ele "sugere" que vc pode
colocar e tirar os discos a quente, e ainda diz como vc pode fazer pra
remontar o array depois de inserir um disco a quente.

Isso que vc diz é um hot swap SCSI?
São gavetas?

Bom acho que é isso.

Até mais