[FUGSPBR] Re: Rj45 amplificar para ir alem dos 200 metros...

Eduardo Righi eduardo em sultelecom.net
Sex Jul 18 18:46:47 BRT 2003

> Esse custo a ser pago a Anatel são para situações específicas e não
> para todos os tipos de enlaces de rádio.

Exato. Se você usar o rádio indoor, como ele foi desenhado para operar,
você não paga licensa pra ninguém.
Agora, se você conecta um prédio com outro a 3 quarteirões de distância,
tem que pagar.

> Descupe-me, mas não posso considerar enlaces de rádios como
> "gambiarra", já instalei vários enlaces 802.11 para grandes empresas
> cujas normas técnicas e jurídicas são rígidas com relação a networking.

O uso indoor é correto.  Alguns exemplos: o WiFiG, do iG, que funciona
em aeroportos e outros lugares.
Mande um e-mail para a Lucent, que criou a tecnologia, perguntado à
respeito do uso em MANs.
802.11 = LAN = uso indoor
802.16 = MAN = uso outdoor

> Fora 802.11, por exemplo, a Telefonica-SP utiliza enlaces de rádio para
> oferecer E1 para seus clientes, e segundo informações com um custo
> operacional muito inferior a cabos de cobre ou FO.

Bem falado.  FORA 802.11... existem outros padrões.  Só que o custo é
uma dos equipamentos é um pouco alto.

> Temos aqui mesmo nesta lista inumeros profissionais que utilizam tecnologia
> wireless, seja para enlaces ponto a ponto, ponto multi-ponto e/ou provimento
> de internet.

É verdade funciona.

> A tecnologia wireless é aplicável em inúmeras soluções de networking,
> simples/complexas e/ou internas/externas, basta consultar os produtos
> disponíveis suas caracteristicas e sua correta aplicação.

Nunca li nem vi um diagrama feito pelos fabricantes dos equipamentos
demonstrando o uso de 802.11x (onde x é a,b e g) em soluções outdoor,
seja para enlaces ponto a ponto, provimento de internet e o quer que
seja.

> Sugiro pesquisa e leitura sobre normas tecnicas de cabeamento, suas
> caracteristicas, aplicabilidade e requisitos para certificação.

Peço desculpas se eu não soube me expressar.  O que eu apenas quis dizer
é que para a solução que o Rogerio precisa, o certo é fibra.  802.11 é
LAN e não MAN que ele quer.
Também sugiro leitura.  Eis umas fontes:
http://grouper.ieee.org/groups/802/11/
http://www.80211-planet.com/
Tem esse que eu já havia enviado antes para a lista, mas vai de novo:
http://wirelessman.org/

PS: à respeito do assunto original, também pode-se contratar um dos
vários tipos de links disponíveis.

Eduardo.