[FUGSPBR] Re: Raid IDE

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Ter Jul 29 19:40:22 BRT 2003

Ola Vini,

Tambem estou atrasado para responder sua mensagem. Todavia, vamos por
partes.

> Eu tenho aqui uma HighPoint HPT372, onboard em um placa mãe Abit
> KX7333R, meu FreeBSD 4.8, enxerga ela como uma IDE normal, não entende
> que tem um RAID, e tb não muda o nome do dispositivo de ad para da.

Talvez uma revisao de bios diferente da HPT 372 que temos em uma Soyo
Dragon Black. O FreeBSD 4.8 reconhece a controladora sem driver
adicional. Os dispositivos sao reconhecidos com ar. O RAID foi
construido antes da instalacao do SO. As HPT, assim como as Promise,
podem operar como uma controladora RAID ou como uma controladora IDE
comum. Usualmente existe um jumper que determina qual o comportamento
esperado. Em algumas placas este pode ser um parametro na BIOS. Uma
outra placa Intel Server, nao me recordo o modelo, tambem apresenta
este comportamento.

> Eu fiz uns testes pra ver se a redundância funciona mesmo, montei o
> RAID 1 e puxei o cabo de força do HD master, ....

Para realizar este tipo de operacao com seguranca eh necessario que
os discos ou as baias suportem operacoes hot-swap. usualmente um
controlador de forca do tipo in-rush eh utilizado.

> Então fui no site do HighPoint e procurei sobre FreeBSD, eles tem um
> driver lá, ... SNIP ... mas acho que carreguei ele no boot
> loader.

Com disse anteriormente, nao utilizei nenhum driver com a 372 on-
board da Soyo Dragon Black. Depois do RAID construido o FreeBSD
enxerga os dois discos fisicos em RAID 1 como o dispositivo ar0.

> Então passei a poder ver status, e passar parâmetros para a
> controladora via sysctl, e tb achei que ficou mais rápido (mas não sei
> se foi mesmo ou se era coisa da minha cabeça). Mas tudo bem.
>
> Ai eu fui novamente testar o meu RAID 1, então mandei ele fazer um tar
> de uns arquivos grandes e no meio de tudo, desliguei o HD master, e,,,
> ele apitou, apitou, colocou umas mensagens na tela, e pronto, não fez
> diferença, continuou fazendo o tar, ai tentei dar um boot, mas ele não
> da boot se estiver faltando um HD do array, a não ser que vc quebre o
> RAID.

Esta eh uma caracteristica do RAID 1. Os dois dispositivos fisicos
sao necessarios. para que o sistema seja inicializado. Lembre-se de
que isto nao o dispensa da rotina de backup. O RAID nao eh garantia
absoluta de que suas informacoes nao serao perdidas.

> Então eu peguei o disco .. SNIP ... começou a reconstruir o array.

O RAID eh apenas parte de uma solucao de alta disponibilidade.
Sozinho nao garante a situacao. Neste caso voce precisa de uma
controladora com um recurso que as on-board usuais nao apresentam. As
Adaptec e as 3Ware possuem a opcao de takeover.

> Por que diz que não vale apena, é complicado demais? e o resultado não
> é satisfatório? consome muita CPU?

Para montar um sistema com redundancia de discos espelhados que faca
a troca automatica no caso de falha eh bastante complicado e
trabalhoso. Primeiro instala o sistema em um disco (instalacao
minima). Depois monta as areas duplicadas em outro disco com um
volume vinum. Entao constroi os volumes vinum do segundo disco, copia
o non-root botstrap neste disco e altera o procedimento de boot
segundo um documento publicado pelo Greg Lehey. O bootstrap deve ser
configurado cuidadosamente.

> Quais outras opções de RAID por software nós temos no FreeBSD?

Estou querendo achar tempo para testar GEOM/RaidFrame no 5.1, mas por
enquanto esta dificil. :(

> Quando vc testou com discos SCSI, vc tinha um interface hot swap? Ou
> agente pode ligar os discos SCSI a quente?

Sim, as baias de disco eram hot-swap. Sem este tipo de suporte
remover e recolcar um disco IDE a quente pode resultar em dano para o
dispositivo. A alimentacao do disco deve ser controlada de forma
apropriada.

> Eu achei estranho que no manual da HighPoint ele "sugere" que vc pode
> colocar e tirar os discos a quente, e ainda diz como vc pode fazer pra
> remontar o array depois de inserir um disco a quente.

Sim, mas com o suporte de hardware apropriado. jah utilizei estas
duas baias:
http://www.tigerdirect.com/applications/searchtools/item-
details.asp?sku=V133-2024
http://www.scsi4me.com/?menu=menu_scsi&pid=239

A primeira eh individual e a segunda aceita ate quatro discos e ocupa
3 baias 5 1/4.

> Isso que vc diz é um hot swap SCSI?
> São gavetas?

Sim, sao gavetas, consulte os links acima para verificar opcoes IDE.
Sao semelhantes as opcoes para intrefaces SCSI, somente muda a
controladora. Recentemente na "Franca", aqui ao lado, proximo de Foz
do Iguacu, estavam em oferta alguns discos Fujitsu SCSI Ultra160 SCA,
adequados a estas baias, de 73.4 Gb por US$ 127.00.
Em Sao Paulo a www.buscarimport.com.br tinha alguns modelos para
pronta entrega.

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"