[FUGSPBR] Instalar o DNS com BIND e criar usuário e grupo.

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qua Jul 30 21:09:39 BRT 2003

* Luís Jorge Segundo (unix10 em uol.com.br) wrote:

 Parece que seu software de email não tem noção sobre quebras
 de linhas. Formato corrigido.

> Sei que pode ser muito idiota a pergunta, ou com sempre o pessoal
> aqui no colégio diz não existe pergunta idiota e sim idiota que
> não pergunta.
>
> Bom vamos lá eu queria instalar um DNS com o BIND rodando em
> chroot mas não achei tutoriais muito bons , queria saber se o
> pessoal da lista poderia me informar um tutorial legal e a versão
> mais recente que se pode usar com tranqüilidade "não sei se uso
> a versão 9.2.2 ou a 8.4.1".

 A versão 8.3.6-REL é a que vem com o sistema base mas, caso você
 ache necessário, pode instalar outras versões através do ports.
 As versões do ports podem sobreescrever a instalação do sistema
 base, caso contrário elas são instaladas na raiz /usr/local.

> Outra pergunta é como criar um usuário e um grupo , se tiverem
> uma pagina que possa mostrar isso eu aprendo. Paciência pessoal

 Utilize o 'pw' para isso. A man page dele (man pw) tem os detalhes.

 Já existe o usuário 'bind' e o grupo 'bind' no sistema. Você
 pode usar as opções -u e -g do named para utilizá-los. Ex.:

  named -u bind -g bind

 Isso pode ir no named_flags do /etc/rc.conf.

 --
 Giovanni P. Tirloni
 http://www.tirloni.org