[FUGSPBR] Instalar o DNS com BIND e criar usuário e grupo.

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Jul 30 22:33:20 BRT 2003

Luís Jorge Segundo <unix10 em uol.com.br> writes:

> Sei que pode ser muito idiota a pergunta, ou com sempre o pessoal aqui
> no colégio diz não existe pergunta idiota e sim idiota que não
> pergunta.

 Nao deixa de ter seu fundo de verdade, mas o google e um dos seus
 melhores amigos.

> Bom vamos lá eu queria instalar um DNS com o BIND rodando em chroot
> mas não achei tutoriais muito bons, queria saber se o pessoal da
> lista poderia me informar um tutorial legal e a versão mais recente
> que se pode usar com tranqüilidade "não sei se uso a versão 9.2.2 ou a
> 8.4.1".

 Eu seria um pouco mais prudente se fosse vc, eu nao sei exatamente com
 o que vc esta lidando, mas vc pode acabar expondo a sua escola a muitos
 problemas.

 Vc descrevendo o seu problema de forma melhor, poderia ser indicado um
 outro servidor de nomes com um historico mais agradavel.

> Outra pergunta é como criar um usuário e um grupo , se tiverem uma
> pagina que possa mostrar isso eu aprendo.

 Eu recomendaria a vc usar, se possivel, o openbsd para comecar. Algumas
 das "paranoias" que ele implementa por default vao facilitar um pouco o
 seu trabalho. Mais em momento algum elas excluem um profissional
 capacitado.

 Caso o seu colegio seja publico, eu teria prazer em dar algumas
 orientacoes privadas sem problema.

> Paciência pessoal tenho 15 anos e faz somente 2 dias que sou usuário
> FreeBsd temos que começar de alguma forma e de algum jeito e também se
> tiverem documentação que possa me esclarece melhor sobre o SO só me
> passa o link que eu vou ler.

 Achei interessante a sua sinceridade, mas infelizmente isso pode trazer
 alguns problemas a sua escola.

 Seja um pouco menos afobado e descreva um pouco mais sobre o que
 exatamente vc quer e qual a situacao que tem em maos.

--
gustavo