RES: RES: [FUGSPBR] [OFF????] SCO obtém direitos sobre o Unix

k.c. kchrome64 em yahoo.com
Qui Jul 31 13:55:09 BRT 2003

Ola'
So uma pequena correcao, BSD significa
Berkeley Software Distribution, eram fitas
que o Bill Joy vendia c/  as modificacoes de
Berkeley para o Unix original.  Para compra-la
vc devia possuir uma licenca da AT&T. Nao
era possivel dar boot a partir dessas fitas
e elas nao eram publicas, eram apenas para
os detentores de uma licenca.
Quando o projeto DARPA entrou em declinio
algumas pessoas de Berkeley puseram no ftp
da uu.net uma distribuicao chamada Net-2 que
tinha quase que um unix BSD bootavel para
HP, Vax e duas arquiteturas que nunca existiram
comercialmente. E' desse 4.3 que o Bill Jolitz
montou o 386BSD 0.0 atraves de uma serie de
artigos que ele publicou na Dr.Dobbs. Do 0.0
ele produziu o 0.1 e este foi posto no ftp
anonimo de Berkeley pelo Chris Demetrious
e se espalhou pelo mundo a fora. Nessa epoca
o Linux era somente um kernel que cabia e
dava boot de um disquete e nao possuia tcp/ip,
apenas uma versao do ka9q do DOS que falava
tcp/ip via slip e packet drivers.
Em suma, o pessoal de Berkeley nunca distribuiu
sob o projeto darpa, um unix completo pra qquer
um baixar. Mas qdo fez isso foi imediatamente
atacado pela AT&T.
O resto da historia vc conhece, a partir do
386bsd 0.1 patchlevel 24 saiu o FreeBSD, o
Netbsd e, depois de uma briga interna e "expulsao"
do raadt, deste nasceu o Openbsd
Em 94 como parte da sentenca que encerrou a briga
entre AT&T  e Berkeley, todos o BSD tiveram
que abandonar a base 4.3 que usavam e migrar
pro 4.4BSD que era "limpo" de codigo AT&T.
Disso nasceu o FreeBSD2.0 de onde foram derivadas
todas as versoes anteriores
Abracos

--- Lu?s_Vit?rio Cargnini <lvcargnini em telenova.net>