RES: RES: [FUGSPBR] [OFF????] SCO obtém direitos sobre o Unix

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qui Jul 31 12:55:26 BRT 2003

Luís Vitório Cargnini <lvcargnini em telenova.net> writes:

> O que quero com essa pequena intrdução, a BSDL bem como o IP/TCP e o
> BSD surgiram no âmbito de uma Universidade, aonde toda produção
> cultural é de domínio público. Isso é assim no mundo inteiro, afinal
> já imagianram de Newton cobrasse para usar suas teorias de Cálculo
> (derivadas e integrais) para calibrar os canhões de algum exército da
> época ??? =)

 Em teoria sim, mas nao muito na pratica. Assim como eu acho que todo
 software desenvolvido pelo governo precisa ser de dominio publico.

> Quero dizer que qualquer um poderia fazer uso do código do BSD. Caso a
> SCO tente enfrentar o BSD como está fazendo com o Linux ( que ali sim
> pode ser um caso válido) entraremos no seguinte problema " o que veio
> antes o ovo ou a galinha ?", pois a questão é queo UnixWare faz uso da
> maior parte do código do BSD e de boa parte do SystemV( extinto eu
> acho), logo talvez juridicamente a SCO possa ter sucesso sobre o
> Linux.

 Caso vc nao tenha percebido, o SysV eh "anterior" ao BSD. E mesmo que a
 SCO tivesse usando codigo BSD, nos poderiamos ser vitimas das mesmas
 alegacoes judiciais.

 Nao basta somente colocar seu codigo em BSD-like, mas sim levar em
 consideracao outros fatores como patentes.

> Acredito que, caso isso aconteça o máximo que acontecerá é o Linux se
> tornar quase um BSD =)

 Impossivel. Existe uma grande diferenca de ideologia e objetivo.

--
gustavo