RES: RES: [FUGSPBR] [OFF????] SCO obtém direitos sobre o Unix

Luís Vitório Cargnini lvcargnini em telenova.net
Qui Jul 31 11:58:12 BRT 2003

Gostaria de parabenizar o eduardo pelo mail e tentar esclarecer alguns pontos:
o stack MAC/IP/ outros (TCP , UDP, ICMP e etc)
o ip  ou tcp/ip surgiu a partir de um acordo de desenvolviemtno conjunto entre a Universidade de Berkeley o BSD (Berkeley Software Development) e o DARPA, era época da "Cold War", e o darpa precisava de uma rede de comunicações que se mantivesse mesmo em caso da queda de um bomba sobre uma área dos USA.
O que quero com essa pequena intrdução, a BSDL bem como o IP/TCP e o BSD surgiram no âmbito de uma Universidade, aonde toda produção cultural é de domínio público. Isso é assim no mundo inteiro, afinal já imagianram de Newton cobrasse para usar suas teorias de Cálculo (derivadas e integrais) para calibrar os canhões de algum exército da época ??? =)
Quero dizer que qualquer um poderia fazer uso do código do BSD. Caso a SCO tente enfrentar o BSD como está fazendo com o Linux ( que ali sim pode ser um caso válido) entraremos no seguinte problema " o que veio antes o ovo ou a galinha ?", pois a questão é queo UnixWare faz uso da maior parte do código do BSD e de boa parte do SystemV( extinto eu acho), logo talvez juridicamente a SCO possa ter sucesso sobre o Linux.
Acredito que, caso isso aconteça o máximo que acontecerá é o Linux se tornar quase um BSD =)
meus R$ 0,02

---
Thanks && Regards
Luís Vitório Cargnini