RES: [FUGSPBR] Preços

Alexandre Lemos Monteiro almonteiro em fazenda.sp.gov.br
Ter Jun 10 13:09:28 BRT 2003

Bem, como sou empresário e minha empresa já fez alguns projetos desse
tipo posso dizer que :
1- As vezes não basta apenas instalar e sair fora - como alguns colegas
já mencionaram . Então surge a necessidade de se pensar no projeto como
um "macroprojeto" de onde vou sair e a onde vou chegar
2- Vale sempre dizer que um sistema é como um filho, ele algun dia
podera ter uma "dor de barriga" ou coisas do tipo isso complementa a
indeia enterior - a continuidade
3- Existem duas maneiras de se cobrar por um projeto 1- como
macroprojeto onde vc sai de um ponto x e coloca o sistema funcionando em
um ponto y neste caso deve ser levado em conta toda a responsabilidade
que o projeto envolvera inclusive possibilidades do executor prescisar
de suporte externo, deslocamentos, tudo para se cumprir o prazo e o
objetivo do projeto, neste caso eu acho os 4.000 muito pouco devida a
responsabilidade ( lembre-se que se alguma coisa sai errada que sera o
resp.?) 2- Pode-se cobrar horas avulsas de consultoria até o cliente
entender que já esta bom. Neste caso um valor de referencia para
Ribeirão Preto ( onde fica minha empresa) é de 150,00 a hora + custas de
deslocamento. Pense também se o projeto vai exigir dedicação integral do
tempo pois isso acarreta custas adicionais

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Alexandre Monteiro
Ribeirão Preto - S.P.
On Mon, 9 Jun 2003 16:50:45 -0300
"Iram Filho" <iram.adsl em uol.com.br> wrote:

> 	A questão de preço é muito relativa.
>
> 	Acredito q 4.000 não está caro não, menos do que isso você já
> estaria prostituindo o seu trabalho, isso pode ser observado na área
de
> manutenção de micros doméstico onde o pessoal chega a cobrar 50 reais
pela
> reinstalação de um micro inteiro, por isso acredito q devemos
valorizar a
> nossa mão de obra e conhecimento.

Vale lembrar a historinha do martelo. Uma empresa tinha uma máquina
caríssima mas que rendia muito ao dono. Um dia ela deu defeito e
chamaram o técnico pra consertar. Ele analisou a máquina por uma hora,
fuçou, etc. Mas não mexeu em nada. No final, ele tirou um pequeno
martelo da bolsa, deu uma precisa pancada em um determinado ponto da
máquina e ela voltou a funcionar.
Depois, passou a NF para o dono da máquina poder pagar o serviço no
valor de R$ 25.000,00.

-O Quê?!? Tudo isso por uma martelada? Você tá louco?

O técnico pegou a NF e fez outra:

Item
1. Martelada:                       R$      1,00
2. Saber onde dar a martelada:      R$ 24.999,00
Total                               R$ 25.000,00

O fato de para nós ser simples ou fácil não quer dizer que _valha_
pouco.

--
Marcio Merlone