RE: [FUGSPBR] Preços

Alessandro M. S. Sant'Anna santanna em telecom.eng.br
Ter Jun 10 21:51:21 BRT 2003

Gostaria de acrescentar algo...

Já trabalhei prestando serviços assim, desenvolvendo sistemas web com bancos
de dados para aplicações específicas, instalando e configurando servidores
para provedores, clientes pequenos, médios e grandes, o que hoje faço em
menor escala pelo tempo mais raro e a demanda de atenção para atividades
paralelas. Continuo prestando consultorias e cobro por hora e/ou por
projeto. Cada caso tem a sua complexidade, definidas nas etapas do projeto.
Até a consulta inicial, que não seja aquela conversa informal é cobrada,
pois afinal é uma consultoria e você já está dedicando o seu tempo aquele
cliente.

Como foi mencionado abaixo, o serviço não pode simplesmente ser feito e
pronto. Tem a fase de manutenção que o seu cliente pode ou não contratar de
você. Uma coisa muito importante, para a empresa que está pagando os R$
4000,00 ou o quanto for é a documentação. Ai você mostra o seu nível de
profissionalismo e se diferencia dos demais da área. Procure sempre
documentar tudo o que faz, entregue um relatório no final com o que foi
feito e como, pois afinal de contas, a empresa está pagando por isto.

Um relatório para que se você não faça a manutenção por algum motivo, alguém
que venha a pegar o seu ambiente saiba exatamente no que está mexendo, com
versões dos softwares, particularidades de compilação etc.

Com isto em mente, você tem o porque de cobrar a mais pelos seus serviços...
Você ganha no conjunto e não num simples instalar de máquinas que se acha
tutorial nas bancas de jornal.

[]'s
Alessandro.