[FUGSPBR] Preços

William David Armstrong bio em bsd-unix.com.br
Qua Jun 11 01:18:02 BRT 2003

Xmail  Parabéns  esse é  exatamente  o  texto que  precisava  ser
escrito e lido.  pois  o  cliente muitas vezes  não  quer  saber  como
será  feito  ele  quer  o  negócio  rodando  e dando  dinheiro  para
 ele    a maneira que vc  vai  fazer  as  vezes  pouco  importa  pra ele
 desde que  funcione  e  continue  funcionando,  Mas  tenha  ceteza  que
 ele ira lembrar  se vc  disser que   vai funcionar de uma  maneira  a
acabar  funcionado  de outra . pra te cobrar ele  ira lembrar até  das
virgulas  que vc  falou.

Vale  acrecentar  mais uma  coisa.

Caso ele  queira um suporte  técnico , e vc não  queira  prestar esse
 suporte  faça  documentação  de tudo   depois de pronto  e  instalado .
 imprima  os  arquivos  de conf   ( imprima  mesmo )    crie  uma pasta
 pra cada  servidor   e entrege  a ele   nesta  documentação  não
esqueça  de por  comentarios , senhas  e  tudo o que vc  fizer   nem que
 seja  criar um diretório  o pq disso ou daquilo e o daquilo outro  ,
pois  se outra pessoa  vier prestar o suporte para  ele,  ira  encontrar
 tudo mais  fácil  evitando assim de ter  que  ficar te  pentelhando
 bem  na  hora que vc  ta com aquela  gatinha .  entende  ... até  vc
 gostaria  disto  não é mesmo.  sei que  é  foda  entregar o  ouro  pros
 outros.

 Mas  como eu  ressaltei  se  VC  NÃO QUISER prestar esse  suporte .
mas  mesmo  assim é  bom vc  documentar   tudo.

Pois o que  existe de pior  é  vc  cair  de  paraquedas  dentro  de um
caminhao  bomba  prestes a explodir.  Até  se achar  lá  o dono já  ta
 p  da cara . falando  como é  funciona  ou não    eu já  vivi  isso
 por  isso  hj  sou  fã  número 1   de documentar  tuddo.

Outra  coisa    depois instalado, configurado , frito e cozido    crie
 uma   pasta  em cada  servidor   com uma   arvore  identica  das
configurações   fazendo um repositório das conf .  ficando  mais  facil
 a  localização.  ( faça 1  cópia  e leve com vc  , não se sabe  pode
ser  util  caso  vc  queria  montar outro  no futuro =o) )

[]'s   William

--

     William David Armstrong
 System Administrator Bio Systems.

http://biohazard.kick-ass.org:8080/
bio em bsd-unix.com.br   bio_wolf em yahoo.com
ICQ 102537476     ICQ 27550645