[FUGSPBR] NATD

Oswaldo Gomes oswaldo_listas em brturbo.com
Seg Jun 16 15:39:26 BRT 2003

Olá!

	Pessoal, estou colocando o NATD para funcionar, e fiquei com algumas
dúvidas relativas à melhor forma de iniciar o serviço.

1) Se eu colocar no /etc/rc.conf:

	natd_flags="-m -s -l -f /etc/natd.conf"

	Ainda vou precisar colocar as opções abaixo no natd.conf?

	same_ports yes
	use_sockets yes
	log yes

2) Se eu colocar no /etc/rc.conf:

	natd_interface="xl1"

	Ainda vou precisar especificar a interface no natd.conf?

	interface rl0

(ou seja, tenho de colocar a mesma informação tanto no rc.conf quanto no
natd.conf, ou basta colocar somente no rc.conf?)

3) Devo especificar o nome ou o endereço IP da interface no
natd_interface="" do /etc/rc.conf ?

4) Preciso usar a opção "dynamic", sendo que o meu IP é fixo, e deve mudar
só de vez em nunca? Essa opção é mais para casos em que a interface pega IP
via DHCP, confere?

Agradeço antecipadamente,

 Oswaldo

ps: sobre os emails que postei de dúvidas do IPFW, tudo ficou perfeito
depois que passei a usar o IPFW2, com o FreBSD 4.8. Valeu pelas dicas!