[FUGSPBR] OT-wireless, solucoes para

Carlos Eduardo Righi eduardo em sultelecom.net
Ter Jun 17 10:41:07 BRT 2003

Nilton,

> Preciso de Solucoes para linkar 2 predios, andei
> vendo solucoes fechadas (antenas + radio + bridge)
> mas sao precos bem altos, e tbm ja ouvi o pessoal
> dizer que usa a placa orinonco ...

Sim, tem gente usando a orinoco.

> Gostaria de saber se esta solucao com a placa orinonco
> serve para este fim (link de aprox. 1,5km) ou nao
> Precisa de permissao da ANATEL, para isso, tem
> que ser uma firma especializada para realizar a
> instalacao (com registro na ANATEL)?

Dizem que funciona até 30km.  Outros dizem que o certo é até 7km.  Sempre
visado (um apontando pro outro), é claro.
É preciso de autorização da ANATEL para operar no espectro de 2,4Ghz, que é
a frequência do wavelan orinoco. Custa em torno de R$ 9000,00.  Se você não
possuir essa autorização, você usa sob o risco de ocorrer uma fiscalização e
eles lacrarem seus equipamentos.

> E onde comprar a placa
> Desculpe as duvidas, mas sera o meu primeiro
> trabalho com link de wireless

Na empresa em que trabalho utilizamos 802.11 (orinoco) para interligar 7
pontos remotos na mesma cidade. Funciona, embora 2 desses pontos, que estão
à 9km de distância apresentam uma perda de pacotes muito grande em
determinadas condições climáticas.
Não sei o endereço de nenhum fornecedor, pois faz muito tempo que a solução
foi adquirida (antes mesmo de eu trabalhar nessa empresa), mas tenho certeza
que alguém da lista deve lhe informar um link.
Agora, minha opnião pessoal:  se você quer estabelecer um link wireless, use
a solução certa para isso. O WaveLAN Orinoco, baseado no padrão 802.11 (e
suas variações, 802.11a, 802.11b, 802.11g (já tem mais alguma??)) é feito
para ser usado, como o nome já diz, em uma LAN.
Você compra o AP (access point), instala em um ponto central de sua empresa,
e se vê livre do cabeamento físco.  Seus funcinários poderão andar
livremente com seus notebooks e PDAs por qualquer ponto da empresa.
Desktops fixos também são beneficiados com as placas que fazem bridge
PCCARD-PCI ou PCCARD-ISA.
O correto é utilizar soluções baseadas no padrão 802.16.  Sei que são bem
mais caras, mas é a maneira correta de fazer isso.

Eduardo