[FUGSPBR] [off] Regra de Backup de emails - Qmail

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Qua Jun 18 15:16:08 BRT 2003

On Wed, 18 Jun 2003, Eduardo Gonçalves wrote:

> [...]
> últimos 7 dias
> 2 - Fazer backup em fita de todos esses arquivos de forma incremental
> para armazenamento.
>
> Isso significa que, mesmo que o usuário tenha a opção de remover
> e-mail do servidor no cliente de e-mail dele, o e-mail não seja
> removido no período de 7 dias (nem que seja uma cópia dele e eu faça
> esse controle via cron por data), mas eu preciso copiar todos os
> emails assim que chegarem no servidor.
>
> Parece meio que loucura, mas é uma idéia e eu acho possível.
>
> Alguem saberia me nortear como fazer isso!?

É fácil ;-).

Vamos usar regras simples "dot-qmail" em conjunto com o maildrop para
realizar essa operação.

Primeiro determine um email que vai receber as cópias das mensagens, vou
chamá-lo de "administrador". Em cada conta do fulano, ciclano, beltrano,
etc, crie um arquivo .qmail que contém o seguinte conteúdo:

.qmail:
- --
&administrador em fqdn.com
/home/fulano/Maildir/
- --
(Dê um ln -s .qmail .qmail-default após criar o arquivo.)

Então no $HOME do administrador:

$ mkdir log
$ cd Maildir
$ /var/qmail/bin/maildirmake .fulano
$ /var/qmail/bin/maildirmake .ciclano
$ /var/qmail/bin/maildirmake .beltrano
(...)

.qmail:
- --
| /var/qmail/bin/preline -f /usr/local/bin/maildrop .mailfilter
- --

.mailfilter:
- --
DEFAULT=./Maildir
logfile log/maildrop.log

if (/^To:.*fulano em fqdn.com/:h || /^Cc:.*fulano em fqdn.com/:h)
{
	to "./Maildir/.fulano"
}

if (/^To:.*ciclano em fqdn.com/:h || /^Cc:.*ciclano em fqdn.com/:h)
{
        to "./Maildir/.ciclano"
}
(...)
- --

Desta forma toda mensagem para o usuário terá uma cópia encaminhada para
o usuário "administrador" e ele irá organizar em pastas de acordo com o
destinatário. Existem inúmeras possibilidades de organizar isso com
expressões regulares+maildrop... sua imaginação dá conta do resto ;-)

Além de organizar de uma maneira politicamente correta, ele permite que
você utilize IMAP4 para obter as mensagens, sendo possível vizualizá-las
em pastas e diretórios separados. Bastante prático!

Depois, basta implementar algum script que analize via "find -ctime" a
idade dos emails, apague os velhos e faça o backup em sua mídia
favorita.

Grande abraço,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
      Centro Estratégico Integrado - SEGUP-PA
      Belém, Pará - (91) 259-0555 / 8116-0036
    eduardo@{thrx.dyndns.org,cei.ssp.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html