[FUGSPBR] Off - ÉSpeed Home da Telefonica

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Sáb Jun 28 12:23:44 BRT 2003

Eduardo Righi wrote:

>Acredito que vai funcionar ok. O detalhe é o modem ADSL que você vai
>comprar.  O modem tem que te deixar criar regras do NAT para
>redirecionar o trafego de dentro para fora e vice versa.
>Alguns modems que eu sei que fazem isso de certeza são os Cisco 800
>series e o Altavia da Parks (globespan).  Tem um modelo da alcatel que
>também faz, mas não lembro o modelo.  Os USR 9000/9001 e o Ericsson
>"alguma coisa", que são modems de baixo custo não tem isso.

    Bem, como ele vai utilizar um servidor para o serviço de proxy, ele
não precisa necessariamente utilizar um modem com suporte a NAT... Ele
pode fazer o NAT no próprio servidor onde o proxy estará instalado.
Todas as últimas instalações do Speedy Home que eu vi não usam
modem-router, é preciso que o micro com acesso rode PPPoE mesmo.
    Aqui em casa eu tive um speedy do tipo megavia, e fazia NAT direto
por ele. É bem melhor pois é silencioso e gasta menos energia do que um
micro ligado direto, mas no modem que instalaram aqui (Alcatel Speed
Touch Pro), se vc abrisse 256 sessões de NAT, ficava fora. Isso era ruim
quando eu abria o Counter-Strike e pesquisava os servidores disponiveis. :-)

    Se a intenção é deixar um micro ligado direto para o proxy, não vejo
a necessidade de comprar um modem router. O modem "bridge" que a
telefonica oferece é suficiente.

    []s
    Ricardo.