[FUGSPBR] Como será a solução de email do grandres provedores?

Marcio Merlone mm em surf.com.br
Ter Mar 18 17:13:42 BRT 2003

Em Tue, 18 Mar 2003 16:48:29 -0300, Alexandre Vasconcelos
<alexandre em sspj.go.gov.br> escreveu:

> <IHMO>
> Máquinas RISC, grande quantidade de memória, discos rápidos (SCSI)
> funcionando em RAID, fontes redundantes, no-break, gerador de energia,
>
> backup.. clustering é uma boa, mas pede uma avaliação mais
> aprofundada.. MTAs como Postfix e Qmail bem configurados e um S.O. bem
> otimizado para a tarefa devem fazer o trabalho.
> </IMHO>

É por ai mesmo, sem desconsiderar o cluster. Em se tratando de grandes
volumes e o spam que rola por ai hoje em dia, é quase obrigatório a
existência de um cluster de máquinas fazendo anti-spam e anti-virus
ANTES do servidor final, onde o cliente faz o pop.

O problema maior nem é o MTA em si, que vai rolar entre Qmail e Postfix
(por ignorância de qmail, gosto muito mais de postfix :), mas no sistema
de provisionamento de contas, billing, domínios, etc. Incluir
domínios e usuários na mão em um servidor com digamos 100.000 contas não
tem como ser manual, na linha de comando. Vai ter que ter uma interface
para os usuários criarem suas próprias contas e é isto que vai pegar
pois não achei nada de tão boa qualidade quanto os MTAS existentes.

Em relação ao que o Vini escreveu, só questiono o RISC, as Intel dão
conta do recado, máquinas multiprocessadas, raid por hardware (nem
pensar por software), muita memória, muito barramento, muita rede, etc.

Replicação somente dos dados de contas, etc, não das caixas postais,
somente no caso em que existir um servidor spare aguardando a falha no
primário, então haveria uma sincronia entre os filesystems dos
servidores (tipo rsync).

--

    Marcio Merlone