[FUGSPBR] SNR Ocila muito (ruido e sinal)

Qui Mar 20 12:19:47 BRT 2003

Como mais de uma pessoa me procurou em PVT, acho melhor "passar" algumas dicas de wireless direto para a lista.

Já fiz isso antes; no histórico tem mais informações e dicas sobre antenas e interferencias.....

=========
Sem saber a topologia física ds rede (antenas, localização, etc..), só posso dar 'dicas genéricas' :

1) - evite, ao máximo, utilizar antenas 'verticais'; elas captam interferencia até (literalmente) de forno de micro-ondas (que por acaso opera em 2.4GHz!). Elas tambem são muito sensíveis a "ruido solar" (sim: 2.4GHz pode sofrer interferencia da radiação solar, especialmente se voce tiver algum tipo de pré-amplificador instalado)

- Sempre que possível utiliza antenas "tipo parabólica", elas são bem direcionais e bastante "imune a ruidos".

2) - Existem empresas especializadas em "caça-interferencias"; voce pode localizá-las no site da ANATEL como "empresas cadastradas para análise de interferencia.

3) - muita atenção com o uso de amplificadores (de qualquer tipo), pois eles amplificam o sinal *e* o ruido (é melhor instalar uma antena de 'mais ganho' do que um amplificador)

4) - Faça algumas experiencias : arranje uma placa de aluminio de +- 1mX1m (pode ser fina) e em um horário de "grande interferencia" vá próximo à antena "interferida" e, monitorando o S/N, "passeie" com essa placa ao redor da antena; Ela vai servir como "blindagem" e pode te ajudar a localizar a direção de onde vem a interferencia
(é um método "burro" mas é simples)

5) Preste atenção ao tipo de atividade comercial/industrial nas proximidades da "antena interferida"; uma serralheria que usa solda elétrica é uma 'catástrofe' para micro-ondas.

Bom... essas foram as 'dicas' que me passaram pela cabeça agora...

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br