[FUGSPBR] Atualizando o XFree

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qua Mar 26 23:26:45 BRT 2003

* Marcelo de Souza (marcelo em acmesecurity.org) wrote:

> Companheiros,
>
> quero atualizar o XFree do meu FreeBSD 4.7 para a versão 4.3.0.
>
> Como proceder?
>
> Tem alguns pacotes prontos em
> http://rabarber.fruitsalad.org/packages/3.1.1_29/4-STABLE/All/, mas parece q
> não sao todos...
>
> Tem como atualizar pelo ports? Como faço? Como faço para atualizar o ports
> tree? Tenho tentado com o cvsup mas não consigo nenhum servidor (dá erro em
> todos : connection refused!!!)
>
> Na verdade tudo isso é pra tentar fazer uma placa SiS 315 funcionar
> corretamente no Free...

 Não tenho uma solução prática para isso mas.. que sempre faço é
 nunca instalar o Xfree86 que vem com o sistema base e sempre
 usar o ports porque ai você pode atualizar muito fácil (portupgrade).

 Uma dica seria apagar o /usr/X11R6 (onde esta a versao antiga), fazer
 um backup do seu /etc/X11R6 e depois instalar a versão 4.3.0. O maior
 problema, se me lembro bem, é que os aplicativos que utilizam as
 bibliotecas do X são instalado no /usr/X11R6 também e isso gera um
 problema obvio porque você além de apagar o X antigo vai apagar os
 programas graficos instalados pelo ports.

 Outra dica (alerta), faça o sysinstall instalar a versao 4.3.0
 por cima da 4.2.x. Nào sei se as mudanças foram muito drásticas
 para causar caos. Alguém na lista sabe?

 --
 Giovanni P. Tirloni
 http://www.tirloni.org