[FUGSPBR] Alta Disponibilidade

Alessandro Maurilio Sanches Sant'Anna santanna em telecom.eng.br
Sáb Maio 10 03:21:10 BRT 2003

Caro Felipe,

Um pouco complexo mesmo o seu ambiente mais com alguns pontos que você
precisa esclarecer melhor. Você vai querer a redundância de firewalls porém
ambos tem funções diferentes. Para a redundância, deveriam ter a mesma
configuração e trabalhar em load-balance com VRRP. Quais são suas limitações
de gasto neste projeto? Para a disponibilidade e balance, pode usar switches
de layer 7 como Alteon, Foundry ServerIron, F5 Big-IP, Cisco CSS e outros.

Com relação a filesystem, opção de uso de NAS ou se o dinheiro for problema,
pensar em OpenAFS, Coda, DFS (IBM/Transarc), como filesystem distribuido e
com redundância de acesso.

Com relação ao balance dos links, já que vai usar Cisco, você pode utilizar
HSRP entre os 2 Cisco, enviar todo o tráfego para um Cisco e trabalhar com
roteamento e métricas para balancear o tráfego... pode usar EIGRP. Quando um
canal cair, você continua com 50% da banda. Tudo depende de quem são seus
provedores de acesso, pois dependendo da situação, o que coloquei acima pode
não funcionar.

Leve em consideração que o ambiente que pretende montar não é barato. O
ideal é fazer um sanduiche de firewalls utilizando no mímino 4 switches L7,
sem contar as DMZ's. Assim você não terá um ponto de falha. Os seus links
internet serão por operadoras diferentes e meios físicos diferentes? Com
abordagens diferentes no seu local? Sua energia será fornecida por circuítos
independentes, UPS's separados etc?

Talvez um problema será o sincronismo de sessões entre os firewalls, se vai
estar utilizando apenas filtro de pacotes ou proxy. Esta consistência de
sessões entre firewalls é encontrada em poucos produtos comerciais hoje e no
caso do FreeBSD, vai necessitar de algum desenvolvimento.

É claro que se a criticidade não for com tantos 9 como falou, pode adotar
soluções mais simples que poderão te garantir uma disponibilidade alta, mais
não algo como 99,9999% como alguns ambientes de hosting garantem, com o
custo de perda de sessões ativas na falha de um firewall, eventual problema
num switch e ter seu ambiente parcialmente fora etc.

Vou ficando por aqui... mais o assunto é extenso e dá margens a muitas
configurações e soluções... vai do administrador.

[]'s

Alessandro.