[FUGSPBR] Alta Disponibilidade

Felipe Neuwald neuwald em rudah.com.br
Dom Maio 11 16:56:35 BRT 2003

Caro Alessandro,

O ambiente é complexo sim, por isto que vim até aqui, para agitar as
discussões. :) Não sei se você entendeu direito, eu terei dois Firewalls, pela
limitação de interfaces e eu não querer utilizar NICs QUAD no meu Firewall.
Tenho o primeiro Firewall, que terá um slave, e um segundo Firewall, que
estará conectado no meu primeiro Firewall através de uma rede de ligação com
máscara 255.255.255.252. Vale lembrar que este segundo Firewall também tera
redundânica. Entendido agora?

Ok, assunto entendido.
Alessandro, e para trabalhar com load-balance com estes dois Firewalls com
VRRP. How?
Em questão de limitação de gastos, acredito que terei uma grande liberdade
neste aspecto, pois é um projeto grande e que tenho que trabalhar com a
hipótese de não apresentar falhas (pelo menos o mínimo possível).
Ok, vamos supor que eu utilizarei switches de layer 7 da Cisco.

Em relação a Filesystem, preferiria utilizar tecnologias de software livre,
por questões ideológicas mesmo.

Em relação ao balance dos links, acredito que utilizarei dois provedores:
Telebrasília (Brasiltelecom) e Diveo (ou Ebt).

Sei que o custo do projeto não é nem um pouco barato, mas temos como
prioridade a Alta Disponibilidade, já que teremos clientes em que no contrato
existirão cláusulas do tipo "Se a conectividade parar por motivo de falhar da
CONTRATADA, a mesma deve vender a alma". Just kiding, mas algo assim.
Sobre os links dos provedores, serão dois cabos de fibra ótica que chegarão
até aqui, um de cada provedor. Em relação a redundância de energia, terei três
no-breaks funcionando com sistemas inteligentes, caso houver queda de energia,
dois funcionam e um fica em stand-by, caso algum deles pare. Em relação a
geradores de energia o sistema é parecido, portanto estarei muito seguro em
relação à alimentação elétrica.

Sobre o sincronismo de conexões entre os Firewalls, já imaginava que isto
seria difícil. Em relação à isso, até não há problema se eu perder as conexões
já existentes, desde que o meu Firewall slave assuma em um curto período de
tempo. Não vou querer milagre né, isto é um assunto que podemos discutir
futuramente.

Bom, Alessandro, como você mesmo falou o assunto é extenso e dá margens a
muitas configurações e soluções, depende muito do administrador.

Deixo em aberto que terei condições de manter ambientes semelhantes a este
para pesquisa de Alta Disponibilidade em FreeBSD, que é um tópico que sempre
me atraiu muito.

Um grande abraço,

---
Felipe Neuwald
neuwald em rudah.com.br
Rudah On-Line SysAdm

On Sat, 10 May 2003 03:21:10 -0300, Alessandro Maurilio Sanches Sant'Anna wrote