[FUGSPBR] smtp lento - sendmail

Joao Costa jocaloco666 em operamail.com
Seg Maio 12 15:53:53 BRT 2003

    alow pessoal,

estou utilizando aqui o sendmail 8.12.9 e tenho um trafego de cerca de 700 megabytes de e-mail por dia, cerca de 15 mil mails enviados por dia, e 70 mil mails recebidos por dia. o que está acontecendo é o seguinte, na mesma maquina eu utilizo pop3. é uma maquina muito boa, e ela esta sempre 100% idle.
bom, mas o que está aconteçendo é o seguinte:
eu recebo e-mails via pop3 muito rápido, faco downloads muito rapido, meu ping para esta maquina tambem eh muito rapido, mas o smtp eh "um pouco bastante lento". pra enviar mensagens de 3k na rede local eu chego a demorar uns 2 segundos, e a minha conexao com  o servidor esta muito rapida, tenho pings de 0.1 msec em media.
o que esta lento eh realmente o smtp, pop3 esta muito rapido.
o que pode estar acontecendo? pq o sendmail/smtp pode estar lento? alguem ai jah passou por isso e pode me dar uma ajuda?

muito obrigado.

um abracao,

joca loco.