[FUGSPBR] smtp lento - sendmail

Kleyson Rios lista em aganp.go.gov.br
Seg Maio 12 16:13:21 BRT 2003

Tive esse problema e aqui o problema era o seguinte ... o servidor envia um
pacote para a porta ident do meu servidor, como eu tinha um firewall que
bloqueava essa porta o pedido fica sem resposta , assim parece que o
servidor fica esperando a resposta do ident durante um tempo, quando esse
tempo acabava ai a mensagem ia. Entao so liberei no meu firewall a porta do
ident. Se vc tiver um firewall monitora e veja se nao esta acontecendo a
mesma coisa ai , talvez seja isso.

[]'s

----- Original Message -----
From: "Joao Costa" <jocaloco666 em operamail.com>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Monday, May 12, 2003 3:53 PM
Subject: [FUGSPBR] smtp lento - sendmail

>     alow pessoal,
>
> estou utilizando aqui o sendmail 8.12.9 e tenho um trafego de cerca de 700
megabytes de e-mail por dia, cerca de 15 mil mails enviados por dia, e 70
mil mails recebidos por dia. o que está acontecendo é o seguinte, na mesma
maquina eu utilizo pop3. é uma maquina muito boa, e ela esta sempre 100%
idle.
> bom, mas o que está aconteçendo é o seguinte:
> eu recebo e-mails via pop3 muito rápido, faco downloads muito rapido, meu
ping para esta maquina tambem eh muito rapido, mas o smtp eh "um pouco
bastante lento". pra enviar mensagens de 3k na rede local eu chego a demorar
uns 2 segundos, e a minha conexao com  o servidor esta muito rapida, tenho
pings de 0.1 msec em media.
> o que esta lento eh realmente o smtp, pop3 esta muito rapido.
> o que pode estar acontecendo? pq o sendmail/smtp pode estar lento? alguem
ai jah passou por isso e pode me dar uma ajuda?