[FUGSPBR] Alta Disponibilidade

Felipe Neuwald neuwald em rudah.com.br
Qua Maio 14 15:05:14 BRT 2003

Caros Amigos,

vamos começar por pouco para o nosso projeto de alta disponibilidade.
Inicialmente estou pensando em publicar algo como um "FreeBSD-ad-Br" (Leia-se
FreeBSD Alta Disponibilidade Brasil). Um local onde possa-se encontrar o
máximo de material possível sobre AD.

Bom, sobre o projeto dos Firewalls, vamos esqueçe-lo um pouco.
Suponhamos que eu tenha um servidor de e-mail rodando FreeBSD (4.8-STABLE),
Sendmail + qpopper + apache + openwebmail + webmin + mrtg + isoqlog +
webalizer ... mais um monte de coisas (ou só isso já tá bom :)
Ok, vou utilizar o rsync para sincronizar os dados. But that's not all folks.
O que eu irei utilizar para subir o sistema slave quando a máquina master
cair? E o que utilizar para quando a máquina master subir derrubar a slave ou
seja-lá-o-que-for!?!?
Alguma idéia?
Scripts?

Abraços,

---
Felipe Neuwald
neuwald em rudah.com.br
Rudah On-Line SysAdm

On Sat, 10 May 2003 03:21:10 -0300, Alessandro Maurilio Sanches Sant'Anna wrote