[FUGSPBR] mx secundario

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Sex Maio 16 14:03:56 BRT 2003

Leo,

É muito simples!

Seguinte primeiramente vc define uma prioridade para o servidor secundário, maior que o primário no DNS:

Ex:

(work/ttyp0:~)> host -t MX gamk.com.br
gamk.com.br mail is handled (pri=10) by a.mx.gamk.com.br
gamk.com.br mail is handled (pri=20) by b.mx.gamk.com.br
(work/ttyp0:~)>

O a.mx.gamk.com.br seria o primario (prioridade 10) e o b.mx.gamk.com.br o secundario (prioridade 20).

Depois disso, no servidor secundario, vc não faz nada apenas coloca (no caso do qmail) os dominios no rcpthosts (se passar de 50 dominios, qdo passar coloque no morercpthosts. man qmail-smtpd para maiores info...).

Pronto!!!! qdo o e-mail chega no secundario, ele coloca na fila (não faz a entrega local) aguardando o primario retornar... qdo o primario retornar ele entra e o mesmo coloca nas caixas dos usuários...

Abraços

--
[ Diego Linke - GAMK ]
System/Network/Security Administrator