[FUGSPBR] Rotas e Gatways

Luis Carlos de Toledo toledo em toledo.ath.cx
Ter Maio 20 23:03:00 BRT 2003

Olá pessoal,

Estou com um problema em um box freebsd que atua como
roteador/gateway/firewall que é o seguinte:
Ele possue 5 interfaces de rede, sendo 3 em segmentos de
intranet, e 2 conectadas a internet a roteadores diferentes
(EMBRATEL e Telefonica).

A parte da intranet está ok e não é objeto deste problema.

Como possuo duas classes C em dois roteadores e operadoras
diferentes, possuo dois gateways para internet.

No FreeBSD posso ter apenas um default gateway, ou seja,
ou aponto para  o roteador Embratel ou para o da Telefonica.

Digamos para exemplificar o problema que eu tenha colocado
como default gateway o ip do roteador da embratel.

Assim quando recebo um pacote para o IP da interface Embratel
ele é respondido para o default gateway, ou seja, telefonica.
O pacote entra por um lado e sai por outro, isso a principio não
causa problemas para mim, mas causa problemas para quem por
exemplo acessa uma página web do meu server mas que possua
um firewall com regras dinamicas, que naturalmente irá bloquear
o retorno.

O que eu preciso é determinar que o pacote seja respondido pelo
mesmo caminho de sua origem via gateway deste, e não para um
default gateway. Ou seja, qdo for recebido um pacote para o IP
embratel ele seja respondido via gateway embratel e assim
respectivamente para o link telefonica.

Pesquisando sobre o assunto vi que algumas distribuições linux
permitem que eu adicione um default gateway para cada interface
o que resolveria em tese meu problema.

Fiz alguns (muitos) testes adicionando regras estaticas via route
para as redes que conheço, mas essa solução é inviável qdo se
fala de internet.

Alguem tem alguma sugestão ?

[]s
Toledo