[FUGSPBR] Problemas de SPAM em QMAIL

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Sáb Maio 24 20:56:24 BRT 2003

On Sat, 24 May 2003, Eduardo Gonçalves wrote:

> Antes que me digam que é realy open, aviso que o relay do servidor
> está em close, porem, quando eu faço teste em específicos testes de
> SPAM em meu servidor acontece que quando ele faz teste de envio de
> mensagem mailerdaemon em spam.com.br@meudominio.com.br ele eceita. Bem,

Que tipo de teste? Você usou aquelas ferramentas milagrosas de teste
via web? Caso positivo esqueça totalmente o que elas lhe dizem, é tudo
besteira.

> minha questão é, como que eu faço para bloquear estes tipos de spans,
> pois, por incrivel que pareça, os spamers descobriram isso algumas
> horas de pois de eu por um servior no ar.

Bem, se o seu dominio é FOO.BAR e o spammer envia um email para
mailerdaemon em spam.com.br@FOO.BAR, o qmail é OBRIGADO aceitar a mensagem
pois ele está aceitando mensagens para o domínio FOO.BAR. Você pode
instalar algo como o qregex [1], um patch que filtra os cabeçalhos da
mensagem baseando-se em expressões regulares para tentar amenizar o
problema, mas já lhe adianto que ele NÃO resolve totalmente.

> Será que se eu instalar o spamassassim vai bloquear isso!? Se sim,
> como que instala o o spamassassim!?

Como disse anteriormente, qualquer ferramenta anti-spam ameniza o risco
de você receber aquelas mensagenzinhas massantes, porém NÃO garantem que
100% do lixo será bloqueado. O SpamAssassin [2] é uma ótima ferramenta,
é rápida e versátil porém consome recursos razoáveis do equipamento.

Considere instalá-lo via ports. Depois você deverá configurá-lo de
acordo com suas necessidades e dependendo de como seu qmail está
configurado instalar o qmail-scanner [3] caso queira uma solução global,
ou configurar arquivos .qmail que chamam o spamd individualmente em
cada caixa postal.

Descreva com mais detalhes sua configuração para uma análize e sugestão
exata para o problema.

[1] http://www.unixpimps.org/software/qregex/
[2] http://www.spamassassin.org
[3] http://qmail-scanner.sourceforge.net

Atenciosamente,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
      Centro Estratégico Integrado - SEGUP-PA
      Belém, Pará - (91) 259-0555 / 8116-0036
    eduardo@{thrx.dyndns.org,cei.ssp.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html