[FUGSPBR] vlan com bridge

Administração da Rede informatica em ies.edu.br
Seg Maio 26 17:14:01 BRT 2003

 Uma boa tarde a todos.

 Tenho um freebsd aqui com duas interfaces ethernet, xl1 (externa)
e xl0 (interna), e duas vlans (vlan0 e vlan1) vinculadas a interface
externa xl1. Há também uma maquina conectada à interface interna xl0
com ip inválido. Estou tentando configurar o freebsd para que ele
funcione como bridge entre a interface xl0 e a vlan1 e como roteador
entre xl0 e vlan0, fazendo nat e tudo o mais. Esta segunda parte está
funcionando, mas a primeira que é para fazer bridge está meio estranho,
passo abaixo a configuração dos arquivos:

rc.conf:
ifconfig_vlan0="inet 200.180.45.3 netmask 255.255.255.248 vlan 3
vlandev xl1"
ifconfig_vlan1="inet 192.168.1.90 netmask 255.255.255.0 vlan 5
vlandev xl1"
ifconfig_xl1="up"
ifconfig_xl0="up"
firewall_enable="yes"
firewall_script="/etc/rc.firewall"
ipfilter_enable="yes"
ipfilter_rules="/etc/ipfilter_rules"
ipnat_enable="yes"
ipnat_rules="/etc/ipnat_rules"

sysctl.conf:
net.link.ether.bridge=1
net.link.ether.bridge_ipfw=1
net.link.ether.bridge_cfg=xl0,vlan1

Da máquina que está conectada à interface interna(xl0) do freebsd eu
consigo sair pela vlan0 numa boa e acesso à internet. Agora quando
desta mesma máquina eu tento pingar uma máquina na vlan 5 através da
interface virtual vlan1, acontece o seguinte:
1- pacotes arp passam da interface xl0 pela interface vlan1 e depois
para a interface xl1.
2- respostas dos pacotes arp acima retornam pela interface xl1 mas não
aparecem na interface vlan1 e consequentemente não aparecem na
interface xl0.

Consegui ver a comunicação através do tcpdump e esta ferramenta mostra
que os frames chegam setados com o tag referente a vlan específica.
Não deve ser problema na configuração do switch onde o freebsd está
conectado por que senão não receberia as respostas do arp.

Alguém já tentou fazer isto ou consegue ver onde posso estar errando.

Um abraço,

Informática