[FUGSPBR] divert (meio longo)

Qua Nov 12 23:55:57 BRST 2003

At 23:51 12/11/2003, you wrote:

>  Você usa regras o recurso de regras dinâmicas. Minha experiência é maior
>  com o ipfilter mas veja se as regras abaixo não resolvem para você.
>
>   ipfw add 50 divert natd ip from 192.168.0.0/24 to any via xl0
>   ipfw add 100 check-state
>   ipfw add 200 allow all from any to any via xl0 keep-state
>   ipfw add 300 deny tcp from any to any established in via
>
>  Não é um conjunto de regras muito completo mas deve servir.. se tiver
>  algo errado alguém por favor me corrija.
>
>  Boa noite,
>
>  --
>  Giovanni P. Tirloni <gpt at tirloni.org>
> [...]

leia o man com *muita*, mas *muita* mesmo, atenção !!! como está dito no
final (BUGS) o man ainda está incompleto e "generico" (muito superficial);
mas tem tudo. Deveria constar no BUGS: requer excelente conhecimento de
TCP/IP, especialmente em ethernet "layer 2" (quem quiser filtrar por MAC
address;)

O truque principal: entenda *exatamente* (repetindo para enfatizar:
*exatamente*) o que voce precisa !!

Pelo pouco que voce descreveu do problema, me pareceu que voce tem duas (ou
várias) "redes" na mesma NIC e está querendo fazer o NAT para uma rede
acessar a outra (é isso? ou chutei muito fora?). Se for esse o caso, ponha
uma regra de NAT para esses acessos "internos" e outra para os acessos
"externos"

Pode-se usar o NAT (divert) e o forward para fazer "mágicas"

Dicas:
histórico da lista freebsd-ipfw (em ingles)
testes.... muitos testes...