[FUGSPBR] divert (meio longo)

Carlos Alberto carlinho em xprt.eti.br
Qui Nov 13 00:15:14 BRST 2003

> leia o man com *muita*, mas *muita* mesmo, atenção !!! como
> está dito no final (BUGS) o man ainda está incompleto e
> "generico" (muito superficial); mas tem tudo. Deveria constar
> no BUGS: requer excelente conhecimento de TCP/IP,
>  especialmente em ethernet "layer 2" (quem quiser filtrar por
> MAC address;)
>
> O truque principal: entenda *exatamente* (repetindo para
> enfatizar: *exatamente*) o que voce precisa !!
>
> Pelo pouco que voce descreveu do problema, me pareceu que voce
> tem duas (ou várias) "redes" na mesma NIC e está querendo
> [...]
sim, voce tem razao quanto a pagina do man.
a rede em si e simples, um bloco privado atras de um firewall ligado a um
ip publico.
o fato gerador da *noia e uma possibilidade de DoS via syn+ack, que ao
bater no nat (como indicado em _muitas_ literaturas, faqs, manuais, etc,
deve estar no topo da lista de regras)  faz com que ele chegue em niveis
absurdos de utilizacao de cpu, tendo como consequencia a parada do
servidor por excesso de processamento, mais ou menos assim:
natd recebe pacote syn+ack, procura na tabela de traducao, nao
encontra, passa a frente. como o numero de pacotes e extremamente alto,
a utilizacao da cpu aumenta, o nat fica mais lento ao procurar por novos
pacotes que estao chegando, e cria-se um circulo vicioso.
o ataque parte de varios ip's diferentes, que mudam a cada 4 ou 5 minutos.

a ideia para minimizar o impacto:

1) criar uma regra para nat ver somente a saida
2) fazer bloqueios e liberacoes em portas, etc...
3) fechar o restante das portas (?)
4) criar uma regra para nat ver entrada (teoricamente pacotes NATeados)
5) fechar a interface

to babando na maionese ?

valeu !!